Depois do Traslado dos Carros, que abriu o ciclo das 13 romarias oficiais do Círio 2022, programação da Festa entra para o segundo dia trazendo um dos momentos mais aguardados pelos devotos da Rainha da Amazônia.
Nesta quinta-feira (6), a Diretoria da Festa apresenta o manto que vai vestir a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas próximas procissões e até o início do Círio 2023. A peça este ano foi confeccionada pela estilista Stela Rocha e desenhado pela ilustradora Aline Folha.
Você sabe quantos promesseiros cabem na corda do Círio?
A cerimônia de apresentação será após a missa das 18h, na Basílica Santuário. Vale salientar que os recursos financeiros necessários advêm sempre da doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré. Os trabalhos começaram em março e foram mantidos sob sigilo.
Aline já desenhou o manto em outros dois anos, 2016 e 2017, além da ilustração do cartaz do Círio 2018. Para este ano, ela se inspirou na Anunciação de Maria e fez várias visitas à Basílica para se estudar os elementos para construir a metáfora que pretende apresentar.
“Confesso que, como das outras vezes, sempre dá um frio na barriga, uma espécie de medo que vem junto com a felicidade, mas o convite veio num momento muito especial para mim, pois estou grávida do meu primeiro filho, depois de anos de tentativas, e veio exatamente num momento em que fiquei em paz e entreguei tudo nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré”, conta Folha.
Batalhão da Estrela se prepara para o Arrastão do Círio
Já Stela Rocha recebeu o convite para confeccionar o manto de Nossa Senhora de Nazaré pela terceira vez. Ela já trabalhou no manto em 2014 e 2015. “Foi uma grande emoção e uma honra maior ainda. A inspiração para a escolha das cores e do material do manto foi baseada no tema do Círio 2022, ‘Maria, Mãe e Mestra’, e em toda a minha fé. Costurar sempre foi muito mais do que só uma atividade profissional, foi uma forma de interagir com as pessoas”, disse.
O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar