A Feira de Artesanato do Círio (FAC) 2024 terá mais de 3000 m² de área, distribuídos entre 120 estandes para exposição e comercialização de produtos de 113 artesãos, além de área de alimentação, espaço kids, Vitrine Amazônia, Mundo Amazônia e ampla programação musical. Essa é a maior estrutura de todas as edições da Feira, que será realizada de 10 a 16 de outubro, no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro. A entrada e toda programação são gratuitas, funcionando das 10h às 22h, exceto no dia 13, quando estará aberta ao público das 15h às 22h.
A área de exposição vai reunir o trabalho de 113 artesãos, de 19 municípios, em várias tipologias, como miriti, balata, cerâmica, sementes, trançados em fibras, cuias e madeira, além de peças inspiradas no Círio de Nazaré. Os artesãos foram selecionados por uma equipe de curadores, que levou em conta sete critérios: qualidade, inovação, originalidade, agregação de valor, acabamento, uso da tag e qualidade de embalagens.
Conteúdos relacionados:
- Belém recebe "Círio Iluminado" com programação gratuita
- Círio 2024: conheça os decoradores dos espaços e da berlinda
“A FAC foi criada para valorizar o artesanato paraense e gerar negócios aos artesãos, em um período muito propício para empreender, que é a festividade de Nazaré, quando milhares de pessoas vêm para a capital paraense. Pessoas que querem levar consigo um pouco da nossa cultura, o que podem encontrar em nosso artesanato”, explica do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A expectativa da coordenação da FAC, que está em sua 12ª edição, é gerar R$ 1,5 milhão em negócios, que inclui faturamento durante o evento e as entregas futuras, e atrair mais de 60 mil visitantes. A FAC é realizada pelo Sebrae/PA e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Quer saber mais notícias do Círio de Nazaré? Acesse nosso canal no Whatsapp
MUNDO AMAZÔNIA
No espaço, cinco indígenas artesãos paraenses vão expor e comercializar peças produzidas por eles e que retratam suas culturas, como acessórios (brincos e colares), cestarias e artesanatos. A ideia é criar um ambiente de negócios favorável aos indígenas que já iniciaram um trabalho de gestão com o Sebrae/PA e são acompanhados pela Secretaria dos Povos Indígenas do Pará (SEPI), do Governo do Estado, e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que já orientam os empreendedores e os acompanham nas atividades.
VITRINE AMAZÔNIA
No espaço, 11 empresas paraenses, atendidas pelo Sebrae/PA, vão expor e comercializar suas produções relacionadas à gastronomia paraense. São bombons regionais, biscoitos regionais, geleias, temperos, molhos, bebidas, bolos, vatapá instantâneo, produtos já prontos ao consumo, que representam o sabor e a cultura paraenses.
SABORES DIVERSOS
Na FAC também haverá a área de alimentação, com food trucks e quiosques em uma área de 150m². Nesse ambiente, 11 empreendedores ofertarão um cardápio variado, para agradar a vários paladares, composto por opções de comidas típicas, geleias, petiscos regionais, pipocas gourmet, churros, sorvetes, biscoitos, palha italiana com toque amazônico, sucos regionais, cafés e até temperos tradicionais da região.
ESPAÇO KIDS
Uma das novidades da FAC 2024 será o Espaço Kids, uma área dedicada a demonstrar a cultura paraense por meio de desenhos e pinturas, com monitores para a criançada de divertir e aprender.
FAC MUSICAL
A FAC Musical vai reunir artistas paraenses e ministérios de música da Igreja Católica, em um palco montado na área externa do evento. As apresentações ocorrem todos os dias, a partir das 19h, com entrada gratuita. Estilos variados, foram pensados para agradar a diversos públicos, como música católica, carimbó, pop rock, MPB, Zouk, reggae, samba, pagode, afro beat, regional.
São 14 atrações, duas por noite: Ministério Sal e Luz, Maria Lu, Álibi de Orfeu, Gabriel Xavier, Cântico Três, Silvan Galvão e Banda, Alex Ribeiro, Julia Passos, Sandrinha Eletrizante, Carimbolando, Reggae Town, Arthur Espíndola, Jeff Moraes e Arraial do Pavulagem com a participação de Luê Soares.
Sobre a FAC
- A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.
- A FAC é resultado da fusão, há 12 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar