
Uma das maiores festas católicas do mundo, o Círio de Nazaré já está chegando. A programações nazarenas acontecem no mês de outubro, mas os preparativos começa desde o inicio do ano e envolve muitas pessoas em diversos setores, como serviços, empreendedorismo, oficinal e capacitação.
Em um ambiente de fé e esperança, as oficinas de artesanato no bairro do Tenoné estão transformando a vida de moradores. Mais do que um projeto de capacitação, a iniciativa ajuda no desenvolvimento pessoal dos participantes além da geração de renda, principalmente neste período tão significativo para Belém como o Círio de Nazaré.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Vigia celebra Círio neste domingo, 14; confira detalhes da programação
- Círio 2025: cadastro para gratuidades das arquibancadas começa dia 11
O projeto Círio Iluminado 2025 é uma realização da Equatorial Energia com apoio da lei Rouanet do Ministério da Cultura e da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará. “É gratificante saber que a missão da empresa é também desenvolver o estado através das pessoas", afirma Michelle Miranda, analista de responsabilidade social da Equatorial. Segundo ela, as oficinas de artesanato oferecem uma oportunidade concreta de crescimento, permitindo que os participantes transformem suas vidas e ajudem suas famílias. “Queremos que as pessoas consigam uma renda, gerem a renda delas e de suas famílias.”
A professora e arte-educadora Lilian Oliveira reforça que o artesanato é acessível a todos, desde que o caminho certo seja mostrado. "Minha percepção é que todo mundo é capaz de fazer um artesanato, porque ninguém nasce sabendo de nada. Basta ter o caminho certo", explica. Ela destaca a criatividade dos alunos como o ponto que mais a surpreendeu durante a semana de aulas.
Para Olívio Rafael, um dos organizadores do projeto, a maior recompensa é o retorno direto dos participantes. "Planejar é um olhar, executar é outro olhar, e ter a visão de que essas pessoas estão sendo impactadas é outra visão. Os depoimentos falam por si", conta. Ele ressalta que o projeto busca deixar um legado concreto, onde os participantes já saem da oficina prontos para comercializar seus produtos nas redes sociais, garantindo uma fonte de renda imediata.
A costureira Jani Selle, que trabalha há sete anos no ramo, viu no artesanato uma nova oportunidade de negócio. “O artesanato é um trabalho muito bonito e rentável. Agora já vou ganhar dinheiro com isso aqui. Eu tenho certeza que vou arrumar cliente”, disse, mostrando a peça que confeccionou na oficina. Jani destaca que a habilidade de fazer artesanato é um conhecimento que se passa de geração em geração, "de mãe para filha", e que isso incentiva toda a família.
Quer mais notícias do Círio 2025? Acesse o nosso canal no WhatsApp
É importante lembrar que qualquer pessoa pode se inscrever nas oficinas através do instagram @cirioiluminado. Os próximos bairros que vão receber as ações são: Umarizal, telegrafo, Tenoné, Castanheira e Jurunas.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar