
A cada mês de outubro, Belém revive a emoção que faz do Círio de Nazaré uma das maiores manifestações religiosas do mundo. O som das cordas, o perfume das flores e o brilho das velas anunciam o início de mais um ciclo de fé e devoção à Rainha da Amazônia.
É nesse clima de expectativa e religiosidade que nesta quarta-feira (8) ocorre a primeira romaria oficial do Círio 2025: o Traslado dos Carros, com concentração marcada para às 20h em frente à Basílica Santuário.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Traslado dos Carros: primeira romaria oficial do Círio ocorre nesta quarta (8)
- Círio 2025: confira a programação completa das procissões
- Rota de Romeiros: veja como fica o trânsito na Alça Viária e BR-316
Antes de tomarem as ruas à noite, os 14 carros simbólicos do Círio estão expostos durante todo o dia em frente à Basílica Santuário, desde as 7h, para que os fiéis possam se aproximar, fotografar e fazer seus pedidos.
Após a romaria noturna, os carros seguem para o estacionamento do Porto Futuro, onde permanecerão até o próximo domingo (12), dia da Grande Procissão. Depois da procissão, eles vão para o Colégio Gentil Bittencourt e para a Polícia Civil. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), na segunda-feira (13), dois carros ficam disponíveis para visita em frente a Basílica Santuário.
A mostra se tornou tradição e é uma oportunidade para que devotos e turistas conheçam de perto os símbolos centenários e contemporâneos da festa, que misturam arte, história e fé.
A procissão foi instituída como romaria oficial em dezembro de 2019, por decisão conjunta da DFN e da Arquidiocese de Belém. A sugestão partiu do então Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, em reconhecimento à forte participação dos fiéis e à importância dos carros como símbolos da festividade.
Em sua 4ª edição, o Traslado contará com a presença da Imagem Peregrina no carro berlinda, que será ornamentado por Djan Slaviero. O percurso, de cerca de 5 km, seguirá da Basílica Santuário pela avenida Nazaré, travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e rua Marechal Hermes, até o estacionamento do Porto Futuro. A duração prevista é de aproximadamente duas horas, reunindo cerca de 30 mil devotos.
Quer mais notícias do Círio de Nazaré? acesse o nosso canal no WhatsApp
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue na berlinda, conduzindo o cortejo com os tradicionais carros ornamentados. Este ano, o artista Djan Slaviero assina a ornamentação da berlinda.
Entre os carros presentes estão:
- Carro de Plácido, que homenageia o achador da imagem original;
- Carro da Sagrada Família, símbolo da união e oração familiar;
- Carro da Saúde, criado durante a pandemia, representa a fé na cura e na ciência;
- Carro Dom Fuas, referência ao milagre português de 1182;
- Além das tradicionais barcas (Portuguesa, Nova, com Velas, com Remos, da Guarda Mirim e Cesto de Promessas) e os quatro Carros dos Anjos, que conduzem crianças vestidas como mensageiras da fé.
O Traslado dos Carros é, ao mesmo tempo, um gesto simbólico e uma experiência sensorial. Luzes, flores, cores e o som dos cânticos criam uma atmosfera única, antecipando a grande celebração que culmina no segundo domingo de outubro.
É o início da caminhada. Uma noite para renovar promessas, reviver tradições e, principalmente, reafirmar a fé que move milhares de pés pelas ruas de Belém.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar