plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
TODO ANO O MESMO PROBLEMA

VÍDEO: Corda do Círio é cortada antes da chegada na Basílica

A corda do Círio de Nazaré, símbolo de fé, foi cortada na avenida Presidente Vargas. Entenda o que aconteceu todos os detalhes.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia VÍDEO: Corda do Círio é cortada antes da chegada na Basílica camera Romeiros cortam a corda antes da chegada na Basílica Santuário. | Madson Sousa/Reprodução

A corda do Círio de Nazaré é um dos símbolos mais fortes e emocionantes da procissão, representando o elo entre os fiéis e Nossa Senhora de Nazaré. Com mais de 400 metros de comprimento, ela não é apenas um objeto físico, mas uma expressão coletiva de fé, sacrifício e gratidão.

Porém, mesmo apesar de várias campanhas de conscientização dos órgãos organizadores, a Diretoria da Festa de Nazaré confirmou que a corda foi cortada ainda na avenida Presidente Vargas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

De acordo com a DFN, os pontos iniciais de cortes identificados foram: cabeça, 5 e 4. Poucos minutos depois, as demais estações 1, 2 e 3 registraram corte na corda, restando apenas o Núcleo.

VEJA O O VÍDEO

DOL

GUARDA DE NAZARÉ EXPLICA O QUE HOUVE

Magno Fernandes/DOL

História

A história aponta que, no ano de 1855, no período em que a Berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ainda era transportada em um carro puxado por cavalos, uma cheia no Igarapé do Piri, hoje transformado na avenida Boulevard Castilhos França, fez com que o carro que levava a Berlinda ficasse atolado e os cavalos utilizados à época não conseguissem puxá-lo. A solução veio de uma corda emprestada que possibilitou que os fiéis retirassem o carro do atoleiro.

Evolução da Corda

Utilizada pela primeira vez em 1855, mas incorporada oficialmente ao Círio apenas em 1885, a corda passou por várias mudanças ao longo dos anos. Confira alguns marcos históricos:

  • Em 1922 foram separados homens para um lado da corda e mulheres para o outro.
  • A corda chegou a ser abolida do Círio no período entre 1926 e 1930, pelo então Arcebispo Dom Irineu Jofily.
  • Até 2003, o formato da corda era de “U”, com as duas extremidades atreladas à Berlinda. A partir de 2004, por motivos de segurança, a corda ganhou formato linear dividida em cinco estações confeccionadas em duralumínio, que ajudam a dar tração à corda e ritmo às romarias.
  • A corda usada na Trasladação e no Círio é confeccionada em cisal torcido, possui 400 metros de comprimento (para cada uma das romarias) e duas polegadas de diâmetro.
Imagem patrocinadores desktop
Imagem patrocinadores mobile
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias