A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) anunciou a concessão de Licença Especial de Fonte Sonora para a realização de shows pirotécnicos e piromusicais durante as festividades do Círio de Nazaré, e somente entre as 20h e as 23h, que se inicia no dia 13 de outubro, terminando no dia 27. A utilização dos fogos de artifício depende ainda do alvará do Corpo de Bombeiros.
O secretário municipal José Cláudio Carneiro Alves explicou que a necessidade de avaliação por parte da Semma da utilização de fogos de artifício durante o período do Círio foi uma imposição do Ministério Público. “Em 2011 foi instaurado um procedimento de apuração da segurança da festividade, e esse ano o MP determinou que a Diretoria da Festa requeresse o licenciamento ambiental além do alvará dos bombeiros, o que já acontecia há vários anos”, detalhou.
Para a liberação, foram solicitados laudos além de informações dos fabricantes sobre a composição química dos fogos. O resultado dessa avaliação deverá ser de um impacto ambiental menor, e pela primeira vez, haverá monitoramento antes, durante e depois das festas, de possíveis danos causados não só pelo barulho, mas também pelo que é despejado no ar durante os shows pirotécnicos, às aves que ficam pela Praça Santuário, principalmente os periquitos. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar