Escolhida por Deus entre todas as mulheres, Maria de Nazaré é homenageada pelos católicos desde o início do próprio cristianismo. Santa de devoção dos paraenses na figura de Nossa Senhora de Nazaré, a virgem que atendeu ao chamado divino foi recebendo, ao longo da história, muitos outros nomes que remetem a aparições ou graças atribuídas. Ligados sempre à mesma pessoa, hoje os registros já chegam a mais de 1.000 títulos, de acordo com publicação da Editora Vozes.
Relacionados com as histórias de devoção ligadas à Santa, os ‘vários nomes’ de Maria surgem de forma espontânea entre os devotos, como explica o cientista das religiões José Antônio Mangoni. Há casos, segundo ele, em que algumas nomenclaturas nem chegam a ser conhecidas pela Igreja. “Para nascer um novo ‘nome’, basta iniciar a devoção e ter a acolhida de outros fiéis, que fazem com que o nome se propague”, explica. “Alguns deles derivam de autoridades eclesiásticas, como Nossa Senhora do Sertão, e outros dos próprios fiéis. Nem todos têm o reconhecimento e conhecimento oficial da igreja hierárquica”.
Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil (Ricardo Amanajás)
Apesar das mudanças na nomenclatura e na própria representação da Virgem, o professor destaca que eles se referem sempre à mesma Maria. “Maria tem ‘vários nomes’ ou títulos honoríficos, mas trata-se sempre da mesma pessoa, Maria de Nazaré, a mãe de Jesus”, reforça. “Por influência romana, usa-se a expressão ‘Madona’ (Senhora), que já era popular entre as divindades antes da presença do cristianismo no Império Romano, assim chega-se a Nossa Senhora”.Muito comuns, alguns nomes surgem a partir de fenômenos atribuídos, como as chamadas aparições.
Foi dessa forma que surgiu a devoção por Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Caravaggio, Nossa Senhora de Guadalupe, que levam no título o nome do local onde o fenômeno foi registrado. “Outros ‘nomes’ estão associados aos dogmas católicos, como no caso de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Nossa Senhora Rainha. As ladainhas, orações onde aparecem diversas facetas de Maria, também são ricas para delas derivarem novos nomes”, acredita.
“Outros títulos são atribuídos a partir de algumas necessidades particulares do ser humano, como de saúde (Nossa Senhora da Saúde), dificuldades que parecem sem solução (Nossa Senhora Desatadora de Nós), riscos no parto (Nossa Senhora do Bom Parto) e ainda há os que se referem à consagração de cidades à Maria, tendo-a como padroeira. É o caso de Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”.
No Pará, um carinho especial por Nazaré.
(Diário do Pará)

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar