Diário Online
É CÍRIO OUTRA VEZ...

Círio 2021: cartaz será lançado com presença de fiéis

Cerimônia respeitará as recomendações atuais dos órgãos de saúde e as limitações de público da Basílica.

quarta-feira, 26/05/2021, 12:37 - Atualizado em 26/05/2021, 12:41 - Autor: Com informações da assessoria


Cartaz do Círio 2021 será apresentado por transmissão da Basílica Santuário.
Cartaz do Círio 2021 será apresentado por transmissão da Basílica Santuário. | Divulgação

Ano passado, o lançamento do cartaz do Círio não contou com a presenta do público, suspenso por causa da pandemia. 

Círio 2020: foi diferente, mas lindo e cheio de fé

No entanto, este ano, o lançamento do cartaz do Círio 2021 voltará a ter a presença dos fiéis na Basílica Santuário de Nazaré nesta segunda-feira (31), a partir das 18h. Desta vez, os devotos poderão estar presentes na Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e acompanhar a cerimônia de subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao monumento do Glória, respeitando as recomendações atuais dos órgãos de saúde e as limitações de público da Basílica.

Vale ressaltar que será obrigatório o uso de máscaras e haverá aferição da temperatura na entrada do Santuário. Além disso, dentro da Basílica, os fiéis precisarão guardar distanciamento social e não serão permitidas aglomerações em frente ao altar.

Projeto 'Os sentidos do Círio' transforma radionovelas em versão podcast com histórias de Maria

Assim como no ano passado, segue suspensa a apresentação e distribuição dos cartazes na Praça Santuário, ocorrida pela última vez em maio de 2019.

A cerimônia também poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Círio, o Canal do Círio no Youtube; pela TV Nazaré; e pelas redes sociais da Basílica Santuário.

Subida da Imagem Original - Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2021, acontece a Missa da subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a Imagem permanece durante o ano inteiro.

O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano, que em 2021 completa 15 anos; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Desde o último domingo (23), a Imagem está mais perto dos devotos, na Basílica. E permanecerá em exposição até a Missa do dia 31 de maio. Este momento marca o Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornará ao Glória pelas mãos de alguns membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN): Humberto Catunda, Roberto Souza, Fabrizio Gonçalves, Alexandre Chaves, Flávio Américo, Roberto Corrêa e o casal coordenador, Albano e Ana Paula Martins.

Cartaz do Círio

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa.

O primeiro cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias.

A partir do dia 02 de junho, o cartaz estará disponível para venda na rede de farmácias Reinafarma, supermercados Líder e Formosa, além de outros locais ainda a serem definidos. Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10,00.

“O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN)”, reitera Albano Martins.


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS
Error while parsing
Error while parsing
Line 5, column 109: "cirio"
                <span class="hx-style-1 h1 dol-mais-noticias mw-wrapper dol-c-<mw:property value='isCirio ? 'cirio' : categoryInfo.name' transform='normalize-for-url,tolower'/> mw-m-b-30 dol-f-nunito-bold mw-pad-l-15">Mais em <span class="dol-f-nunito-extra-light">${isCirio ? 'Círio' : (article.categoryInfo.parentCategory.name ?? article.categoryInfo.name)}</span></span>
                                                                                                            ^