Diário Online
SEGURANÇA DOS ROMEIROS

Saiba quais ruas serão interditadas durante o Círio

As interdições devem ocorrer de forma temporária, garantindo a segurança dos romeiros que vêm de outros municípios para a capital paraense

terça-feira, 05/10/2021, 17:54 - Atualizado em 05/10/2021, 17:54 - Autor: Agência Belém


Os romeiros e motoristas vão receber orientações no trânsito
Os romeiros e motoristas vão receber orientações no trânsito | Arquivo/Agência Belém

Ainda por conta da pandemia de covid-19, o Círio de Nazaré mais uma vez contará com uma programação adaptada, para que os devotos de Nossa Senhora participem com segurança da festividade.

Por esse motivo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) elaborou uma programação de interdição temporária de vias, a partir de sexta-feira (8) até o domingo (10) para dar maior segurança aos romeiros que vão participar da festa religiosa.

Na sexta-feira (8) haverá o traslado rodoviário, a partir de 7h, sem paradas nas paróquias da Região Metropolitana de Belém. Para tal, as interdições começam a partir de 4h30 até 8h30 da manhã, na avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Nazaré e avenida José Malcher com a Vila Leopoldina.

De 6h às 10 h serão interditados os trechos das avenidas José Bonifácio com Magalhães Barata e Almirante Barroso com as avenidas Ceará, Júlio Cesar e Tavares Bastos, que serão liberadas após a passagem do traslado rodoviário.

Exposição mostra trabalho da Guarda de Nazaré no Círio

No total, 16 agentes estarão a postos distribuídos nos pontos mencionados de interdição para orientar e dar fluidez ao trânsito no entorno.

No sábado (9) não haverá a trasladação da Virgem Peregrina do Colégio Gentil até a Catedral Metropolitana de Belém. Porém, como as pessoas devem seguir o percurso da procissão, como aconteceu ano passado, a Semob fará a interdição da avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida José Malcher, além da Vila Leopoldina, a partir de 14h. Esses trechos ficarão interditados até às 19h do domingo (10) já visando a programação do Círio. A imagem Peregrina percorrerá um trajeto aéreo, sobrevoando Belém, e fazendo paradas em hospitais para bênçãos. Em seguida, será feito outro sobrevoo, da Catedral de Belém para a Basílica de Nazaré.

Paraense refaz trajeto da trasladação em gratidão à Nazinha

Ainda no sábado, as ruas Joaquim Nabuco e João Diogo com a 16 de Novembro, além da travessa 14 de Março com a avenida José Malcher, ficarão interditadas a partir de 14h e só serão liberadas às 12h do domingo.  A travessa Félix Roque com a Tomázia Perdigão e avenida Portugal com a rua Padre Champagnat ficarão interditadas a partir de 22h do sábado, até 13h do domingo. 

Foi mobilizado um contingente de 36 agentes para orientar e dar fluidez ao trânsito nessas vias durante os horários de interdições. Durante toda a quadra nazarena a Semob contará com equipes orientando e garantindo a fluidez do trânsito nas vias do entorno da Praça Santuário e do Arraial de Nazaré.

Orientação a romeiros

Agentes de educação para trânsito desenvolverão atividades, a partir desta quinta-feira (7) com os romeiros de outros municípios que, todos os anos, caminham de suas cidades em romaria até a Basílica Santuário. A ação acontecerá também na sexta-feira (8), e no sábado (9), na avenida Almirante Barroso, no Entroncamento.

Campanha Círio Solidário 2021 arrecada cestas básicas

O objetivo da ação é abordar romeiros na entrada da cidade orientando para que busquem seguir por locais seguros, como as calçadas para os que caminham, e a ciclovia para os ciclistas. “O importante é chamar a atenção dos romeiros para que não utilizem a via expressa do BRT”, explicou Tatiane Pinheiro, chefe de divisão de educação para o trânsito da Semob

 

|
 


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS