Diário Online
CÍRIO 2021

Vídeo: Única romaria chega ao fim após 5h de procissão

DOL acompanhou ao vivo das ruas da Região Metropolitana de Belém.

sexta-feira, 08/10/2021, 06:45 - Atualizado em 08/10/2021, 12:29 - Autor: Diário Online


Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário após o traslado que percorreu os municípios de Ananindeua e Marituba.
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário após o traslado que percorreu os municípios de Ananindeua e Marituba. | Diego Beckman/DOL

É Círio outra vez! Deu início na manhã desta sexta-feira (8), a procissão da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da Grande Belém. Após a Santa Missa das 6h, na Basílica Santuário, a padroeira dos paraenses seguiu em procissão.

Percurso: veja como será a única romaria do Círio 2021

Confira o percurso do traslado: 

- BR-316 (decrescente) / - Zacarias Assunção / - Av. Independência / - Retorno/ - Arterial 5-B / - SN21 / - WE 70-A /- Estrada do Guajará / - SN21 /- WE 31 /- SN 19 / - Arterial 18 /- Hélio Gueiros / - Mário Covas / - BR-316 (decrescente) / - Augusto Montenegro /- Retorno / - Centenário / - Júlio Cézar / - Brigadeiro Protásio / - Duque de Caxias/ - Antônio Barreto / - Av. Generalíssimo / - Av. Nazaré.

A Imagem Peregrina recebeu inúmeras homenagens. Dentre elas, a do Grupo RBA.

>> Confira galeria : Imagem peregrina recebe homenagem na RBA

Depois, seguiu em procissão pela BR-316, mais precisamente em Marituba, na região Metropolitana de Belém.

Vale lembrar que no dia de hoje, antes da pandemia, também era realizado o Auto do Círio. Este ano, a programação acontecerá em formato virtual. 

Confira algumas imagens da passagem da imagem peregrina em Marituba.

A Imagem peregrina passou em frente a praça de Marituba, onde está a estátua do Menino Jesus. A procissão desacelerou um pouco para receber homenagens.

Depois, a berlinda seguiu no sentido decrescente na Av. Zacarias de Assunção, sentido Distrito Industrial, em Ananindeua.

A procissão seguiu pela Av. Independência, pegando o retorno e seguindo em sentido a Arterial 5-B, na Cidade Nova. 

A imagem peregrina deixou a WE 70-A, para entrar na Estrada do Guajará, passando em frente a Paróquia São Lucas Evangelista. Ao todo a programação da procissão prevê um percurso de 65 km.

Este está sendo o traslado mais rápido da história de edições do Círio. A Diretoria da festa de Nazaré acredita que, até as 12h, a imagem peregrina estará de volta a Basílica Santuário, em Belém.

Volta do Traslado: veja a programação do Círio

Neste momento a procissão entra na BR-316, em direção a avenida Augusto Montenegro  E o ritmo do traslado segue intenso.

Na Augusto Montenegro, devotos homenageiam Nossa Senhora de Nazaré.

 

Devotos homenageiam Nossa Senhora de Nazaré.
Devotos homenageiam Nossa Senhora de Nazaré. | Ana Paula/DOL
 

A procissão já marca de 4h de duração. Traslado é marcado pela emoção. Até o momento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou nenhum incidente durante a procissão.

A Imagem peregrina passou em frente ao estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, Mangueirão. Mais à frente a procissão pegou o retorno em frente ao Condomínio Green Ville I, seguindo pela Av. Centenário em direção a Av. Júlio César seguindo pela Brigadeiro Protásio e av. Duque de Caxias. 

Esta edição do Círio é a primeira onde a procissão passou pela Av. Centenário e Duque de Caxias. A imagem peregrina seguiu para a Av. Duque de Caxias, que também está estreando na procissão, que já atinge a marca de 63 Km percorridos em 4h45 minutos de duração. Com a ausência de outras romarias, houve um ajuste no percurso. 

Em instantes, a imagem peregrina voltará, pela primeira vez, à Basílica Santuário de Nazaré. Essa foi a primeira vez que o traslado iniciou e encerrou na Basílica. 

Finalizando a procissão, a imagem peregrina foi retirada da berlinda. O traslado fica marcado como o mais rápido da história, sem paradas e concluído em cinco horas. Os sinos anunciam: a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário após o traslado que percorreu os municípios de Ananindeua e Marituba.

 

|
 


"> Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário após o traslado que percorreu os municípios de Ananindeua e Marituba.
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário após o traslado que percorreu os municípios de Ananindeua e Marituba. Diego Beckman/DOL
"> Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue em procissão pelas ruas da Grande Belém.
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue em procissão pelas ruas da Grande Belém. Ascom Basílica Santuário de Nazaré
"> Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue em procissão pelas ruas da Grande Belém.
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue em procissão pelas ruas da Grande Belém. Ascom Basílica Santuário de Nazaré
">  Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue em procissão pelas ruas da Grande Belém.
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue em procissão pelas ruas da Grande Belém. Karol Coelho/ Ascom Basílica Santuário de Nazaré
">
"> Devotos homenageiam Nossa Senhora de Nazaré.
Devotos homenageiam Nossa Senhora de Nazaré. Ana Paula/DOL
"> Imagem segue agora pela Av. Júlio César.
Imagem segue agora pela Av. Júlio César. Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS