plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
É CÍRIO OUTRA VEZ

Imagem Original desce do Glória e deixa Basílica. Veja

Imagem, segundo a Igreja Católica, foi encontrada por Plácido José dos santos por volta de 1700, em um igarapé próximo à então Estrada do Utinga

Imagem ilustrativa da notícia Imagem Original desce do Glória e deixa Basílica. Veja camera Divulgação

A história oficial, contada pela Igreja Católica, aponta que, por volta de 1700, um caboclo amazônico chamado Plácido José dos Santos, durante uma caminhada pela mata, achou entre as pedras do igarapé Murutucu uma pequena imagem, que tratou de levar para casa. No dia seguinte, a imagem não estava onde ele havia deixado, ele então correu ao local onde a havia achado e lá estava ela. Após após inúmeras tentativas fracassadas de mantê-la em, Plácido decidiu construir uma pequena Capela naquele local. A capelinha daria origem ao que hoje é a Basílica Santuário de Nazaré.

Veja a programação do Círio de Nazaré neste sábado (9)

Como ocorre tradicionalmente desde 1992, neste sábado (9), a partir das 11h30, ocorreu a cerimônia da descida do Glória, em que a imagem original, encontrada por Plácido, desce do seu Altar-mor para ficar mais próxima dos fiéis. Tradicionalmente, esta cerimônia ocorre após a chegada da motorromaria, procissão que não foi realizada neste ano devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19. A Imagem foi retirada do Altar-mor pelo diretor Thiago Menezes.

VEJA FOTOS E VÍDEOS DA DESCIDA DA IMAGEM ORIGINAL

Imagem Original desce do Glória e deixa Basílica. Veja
📷 |
Imagem Original desce do Glória e deixa Basílica. Veja
📷 |Diego Beckman/DOL
Imagem Original desce do Glória e deixa Basílica. Veja
📷 |Divulgação

RARIDADE

A saída da Imagem Original do Altar-mor da Basílica é uma celebração rara. Ela só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém – no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a Imagem, da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. Atualmente, a Imagem só desce em outubro, no período da quinzena nazarena, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário.

HISTÓRIA

Em 1969, o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais perto do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. Nas primeiras descidas, o fato ocorria às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação. Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, a Basílica Santuário abre as portas para os fiéis acompanharem este momento especial e chegarem mais perto da Imagem encontrada pelo caboclo Plácido.

A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.

Imagem Original desce do Glória e deixa Basílica. Veja
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias