plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RELIGÃO

Círio de Nazaré deve reunir 60 mil pessoas em Maracanã

A manifestação religiosa foi tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município. Por causa da pandemia, procissões serão substituídas por carreatas.

Imagem ilustrativa da notícia Círio de Nazaré deve reunir 60 mil pessoas em Maracanã camera Sessenta mil pessoas são esperadas no Círio de Maracanã este ano | Sandro Barbosa/Pastoral Maracanã

Maracanã, no nordeste paraense, vive dias intensos de fé devoção em Nossa Senhora de Nazaré. Neste final de semana, será realizado o Círio de número 109 – o primeiro como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município.

A festividade foi aberta no último domingo (14), mas a programação religiosa começa, de fato, na noite desta quinta-feira (18), com a apresentação do manto que vai vestir a imagem da padroeira. Por causa da pandemia, as carreatas irão substituir as procissões. A organização estima que 60 mil pessoas participem dos festejos ao longo deste fim de semana.

Este ano, o tema da festividade é ‘Nossa Senhora de Nazaré – Exemplo de Comunhão’. Normalmente, a programação ocorria durante 25 dias, porém atendendo as recomendações da Arquidiocese e dos órgãos de Saúde o período foi reduzido para sete dias, em virtude da pandemia da covid-19. A única procissão que não mudou de formato foi a Romaria Fluvial, que irá ocorrer no sábado (20), com restrição de público e controle de passageiros nas embarcações que deverão estar cadastradas para seguir o cortejo.

No domingo (21), a tradicional procissão será substituída por uma carreata que sairá da Paróquia de São Sebastião, no Km 34 da PA-127, e seguirá até a Praça da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. A programação irá encerrar no dia 28, com a tradicional regata. Evento que reúne as comunidades ribeirinhas locais para uma competição de barco a velas no rio que banha e dá nome à cidade.

Berlinda chegando na igreja matriz da cidade
📷 Berlinda chegando na igreja matriz da cidade |Sandro Barbosa/Pastoral Maracanã

Leia também:

Círio é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil

Câmara dos Deputados recebe imagem peregrina

A devoção em Nossa Senhora de Nazaré em Maracanã começou ainda no Século XVII, tendo sida introduzida pelos missionários Jesuítas, na época da colonização portuguesa.

Devotos ao redor da berlinda que conduz  a imagem da padroeira
📷 Devotos ao redor da berlinda que conduz a imagem da padroeira |Sandro Barbosa/Pastoral Maracanã

O Círio de Maracanã foi tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, através da Lei nº 74/2021, sancionada em junho de 2021, pelo prefeito Reginaldo Carrera.

“O tombamento foi pensando no resguardo das culturas e tradições religiosas e artísticas que o Círio envolve. Essa manifestação tradicionalmente movimenta não só a fé de um povo, mas também é responsável pelo avante econômico e social de toda a região”, comentou Roger Fédere, Secretário de Cultura, Comunicação, Esporte e Turismo de Maracanã

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias