plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EMPREGO

Trabalhador temporário tem direitos assegurados

Funcionários temporários têm os direitos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Esse modelo possui um prazo de até 180 dias de contratação e pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias

Imagem ilustrativa da notícia Trabalhador temporário tem direitos assegurados camera Comércio é um dos setores econômicos que mais contratam trabalhadores temporários no final de ano | Ricardo Amanajás

Como o nome sugere, contrato de trabalho temporário é um modelo de contratação com um prazo de duração estabelecido. Humberto Costa, advogado especialista em direito previdenciário e trabalhista, explica os direitos que os trabalhadores temporários possuem.

“A contratação de um trabalhador temporário geralmente é necessária em situações como quando a empresa recebe uma demanda muito maior do que a habitual. Por exemplo, durante o período de final de ano, ou quando os empregados saem de licença e a empresa precisa repor pessoal. Ainda assim, os funcionários temporários têm os mesmos direitos que trabalhadores com o contrato normal regido pela Consolidação das Leis do Trabalho”, disse.

Humberto explicou, ainda, que a vaga temporária não tem tempo mínimo de contratação, mas possui um prazo de até 180 dias. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias.

“Após esse período, o empregado só poderá retornar à empresa novamente como temporário depois de 90 dias. Antes disso, o empregador não poderá chamá-lo novamente, pois configura irregularidade”, destaca Humberto.

NÚMEROS

4 mil - Para as contratações temporárias neste final de ano, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) estima que na Região Metropolitana de Belém serão ofertadas cerca de 4 mil vagas. Essas contratações deverão envolver vários

setores econômicos como a indústria, serviços e sobretudoo comércio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias