
Com gestos calmos, respiração controlada e foco no presente, o Tai Chi Chuan conquista cada vez mais praticantes no mundo inteiro – e agora, em Belém, essa prática milenar chinesa está ao alcance de quem busca equilíbrio entre corpo e mente. A oficina oferecida pelo Instituto Confúcio (IC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) é gratuita, aberta ao público a partir de 16 anos, e promete mais do que atividade física: uma vivência completa de autocuidado, concentração e harmonia. As inscrições vão até esta quarta-feira (6).
INSCRIÇÕES E AULAS
A oficina é ministrada pelo instrutor Shang Ying, mestre em Ensino de Chinês e professor de Língua Chinesa do Instituto Confúcio. As aulas acontecem todas às terças-feiras, de 9h às 10h30, na sede do Instituto, localizada na Travessa Dom Pedro I, nº 519, no bairro Umarizal. São ofertadas 40 vagas, preenchidas por ordem de inscrição; elas começam a partir de 12 deste mês e vão até o dia 25 de novembro.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“As pessoas observam o que eu faço e vão repetindo, cada um no seu ritmo. Não há contato físico, é uma prática individual dentro de um coletivo”, explica.
Apesar de ser considerada uma arte marcial, o Tai Chi Chuan não envolve luta ou combate direto. O foco está na fluidez dos movimentos e na integração com a respiração, o que favorece a redução do estresse, melhora da postura e aumento da concentração.
“É uma prática para toda a vida. Ela pode ser feita por qualquer pessoa, qualquer idade. Mesmo quem nunca fez nada parecido pode começar, pois integra o movimento físico com o interior; [pode-se] usar a mente para guiar o ‘qi’, força vital, e o ‘qi’, para mover o corpo”, ressalta Shang.
Para mais informações acesse também o Diário do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar