Sua mão e seu braço costumam formigar frequentemente? Isso deve ser um sinal de preocupação? Se a situação for recorrente, a resposta é sim. As informações são do UOL.

Esse formigamento pode ser sintoma de problemas que merecem cuidado, que vão desde questões ortopédicas até ansiedade, doença do pânico e até mesmo infarto.

Mas, calma! Vale lembrar que ficar muito tempo em uma mesma posição sem mexer o braço pode causar dormência. Nesse caso, basta movimentar o membro em questão por um determinado tempo para resolver o problema, ou seja, não é necessariamente sinal de doença.

No entanto, quando a situação persiste ou ocorre várias vezes e ainda vem com sintomas, como taquicardia, dor no peito, no punho ou em outras áreas, é necessário investigar o problema.

O ortopedista Marcello Gonçalves, especialista em cirurgia da mão pela Universidade Federa Fluminense (UFF) explica que, apesar de se manifestar na mão, o problema pode não ter a origem lá.

Ainda segundo o médico, coração, coluna e até um estado de ansiedade podem ser outras causas desse formigamento, que deve ser investigado.

Algumas doenças cardiovasculares e crises de ansiedade podem gerar o formigamento na mão e no braço. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS