Nessa nova temporada de isolamento que inicia em 2021, e mais adaptações de rotinas, ao mesmo tempo que a vida precisa continuar, a sociedade necessita cuidar da saúde, se prevenir contra o novo coronavírus, mas também dar atenção à saúde mental. 

O fato é que o mundo nunca passou por algo tão grave e agressivo e sem prazo para terminar. Muitas pessoas já aprenderam a driblar o isolamento como: trabalhando em home office, fazendo videochamadas com amigos e familiares, atividades físicas em casa. 

Mas e a saúde mental? Para muitos o isolamento é quase que uma punição. E para cuidar da mente é preciso adotar hábitos saudáveis também, mesmo estando em casa e isolado. É preciso medir sentimentos como medo, insegurança e preocupação em excesso.  

Outras pessoas precisaram e precisam lidar ainda com a insegurança financeira - desemprego-, perdas de parentes, amigos por conta do vírus, distanciamento de familiares e ainda adiamento de planos e projetos de vida. Isso tudo pode causar ansiedade e, em outros, depressão.

Veja 4 dicas para manter a saúde mental em dia:

Lembre-se que você não está sozinho

Todos estão na mesma situação. E, apesar disso, cada um encontra uma melhor forma de lidar com este momento. Não se compare com outras pessoas e tente encontrar o que mais funciona para você.

Este é um momento intenso e fora do comum

É completamente normal se sentir triste, assustado e/ou menos produtivo que o habitual. Uma pandemia e o distanciamento social geram diversas emoções que são difíceis de lidar. Novos sentimentos são esperados. Não se cobre para estar bem 100% do tempo.

Observe suas demandas internas

Abafar e ignorar sentimentos não é saudável. Tente colocar tudo o que está acontecendo no mundo em perspectiva e relacione ao que você está sentindo - estão interligados? Se colocar como parte do todo vai trazer autoconhecimento e facilitará encontrar o equilíbrio da situação.

Limite o tempo ligado nas notícias

É importante estar informado, mas são muitos processos acontecendo ao mesmo tempo - e todos eles bastante intensos. Mudanças na rotina de trabalho, no relacionamento com amigos e família, dilemas políticos e financeiros em todo o mundo. Estipule quanto tempo do seu dia você pode se dedicar ao consumo de notícias e, se necessário, reduza. Não se esqueça de buscar fontes oficiais para evitar notícias falsas.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS