plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Férias na pandemia: veja dicas para divertir a criançada

Confira dicas de atividades simples para passar tempo de qualidade em família

Imagem ilustrativa da notícia Férias na pandemia: veja dicas para divertir a criançada camera Reprodução/Freepik

O ano de 2020 ficou marcado pelo longo período em que as crianças ficaram longe da escola, devido à pandemia de covid-19. Agora, poucos meses depois de terem retornado, estão chegando as férias de julho, que trarão de novo os dias passados dentro de casa.

Para as famílias, ter as crianças o tempo todo em casa traz alguns desafios: a rotina fica mais agitada e o tempo para manter tudo em ordem, de repente, parece insuficiente.

Ao mesmo tempo, esses momentos são importantes para o desenvolvimento dos pequenos. A coordenadora pedagógica, Suelen Fernandes, explica a importância do convívio com a família.

“Realizar atividades cotidianas em família faz com que a criança assimile aspectos de cooperação e interação social, aprimorando habilidades motoras e cognitivas que são fundamentais para o seu desenvolvimento social”, destaca.

Estas são algumas dicas de atividades para incorporar a criança na rotina da casa e não deixar espaço para o tédio. O foco é proporcionar à família tempo de qualidade juntos.

“Nem sempre as férias dos pais coincidem com as das crianças, mas é importante estar junto delas em algumas brincadeiras. Nestes momentos, os responsáveis devem estar inteiramente presentes, sem distrair-se com o celular ou com assuntos do trabalho”, complementa a especialista.

Cozinhar juntos

Os pais podem pensar em receitas simples entre os pratos preferidos das crianças. Convidá-las para fazer parte da hora do preparo é a garantia de bons momentos em família, além de trazer um aprendizado culinário.

Sessão de cinema em casa

As crianças assistem filmes e desenhos com frequência, mas promover um momento para assistir juntos e conversar sobre os filmes assistidos pode criar memórias especiais. Não esqueça da pipoca.

Piquenique

Fazer os preparativos para uma refeição e desfrutá-la longe da mesa de jantar dá um toque especial a esta atividade. O local escolhido pode ser em uma praça ou parque — respeitando as recomendações de distanciamento social — o quintal de casa ou até mesmo o tapete da sala.

Atividades manuais

As atividades manuais permitem que as crianças expressem a sua criatividade e exercitem a imaginação, além de desenvolver a sua coordenação motora fina. Aqui, vale usar a criatividade para fazer colagens, recortes, desenhos com giz, lápis e pinturas. Outras ideias são reaproveitar embalagens usadas para criar brinquedos e fantoches, ou mesmo fazer massinha de modelar caseira com a receita a seguir.

Massinha de modelar caseira

4 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de sal

1 xícara de sal de água

1 colher de sopa de óleo

Corante comestível (opcional)

Para preparar, basta misturar os ingredientes na ordem em que eles estão listados na receita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias