Vídeos e áudios compartilhados em um grupo privado de amigas que discutiam sobre suas experiências a respeito da maternidade ganharam as redes sociais no sábado (11) e surpreenderam até mesmo a autora dos relatos, a influenciadora digital Shantal Verdelho.
Em setembro desse ano, Shantal teve sua segunda filha com Mateus Verdelho: Domenica. O que poucos não sabiam, e que foi revelado a público anonimamente, foi que a mamãe sofreu inúmeros episódios de violência obstétrica cometidas pelo médico Renato Kalil durante o trabalho de parto.
Na gravação, por exemplo, ela revelou que ficou três dias em trabalho de parto: sábado, domingo e segunda, mesmo quando tinha contrações a cada dois minutos. “A maioria das mulheres têm contração a cada quinze minutos, depois diminui para cinco minutos, e aí é quando geralmente já está nascendo. Eu comecei no sábado, com contração a cada dois minutos, e assim foi se estendendo até ela nascer”, contou à época.
Outro ápice do desabafo, que se transformou posteriormente em denúncia, foi a atitude de Kalil após o parto, quando se dirigiu ao marido da influenciadora e falou de forma desrespeitosa sobre sua vagina. “Descobri que ele falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo ‘Ficou arregaçada, se não tiver episiotomia, você vai ficar igual’”, revelou.
“Ele chamou meu marido e falou ‘Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito como ‘olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*dido’. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”, desabafou em outro minuto do áudio.
Com o vazamento do áudio e o caso se tornando público, o médico Renato Kalil apagou o perfil nas redes sociais, mas em nota enviada à revista Marie Claire negou as acusações de violência obstétrica, afirmou que nunca recebeu reclamações sobre sua postura de trabalho ao longo de 36 anos de carreira e pontuou que o parto de Shantal foi realizado sem qualquer problema.
“Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra", disse a assessoria de imprensa do médico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar