Mesmo quem é mais cuidadosa com manchas nas roupas, já deve ter se deparado com a mancha de desodorante. Alguns deles são “passou, sujou”. Isso sem contar as manchas amareladas em roupas claras, que vão aparecendo ao longo do tempo na região das axilas, pois não importa o número de lavagens, elas permanecem.
Os tecidos mais fáceis de remover as manchas são os de fibras sintéticas, como o poliéster. Já os de fibras naturais dão um pouco mais de trabalho, assim como os tecidos finos, mais delicados, como crepe de seda e cetim de seda, já que o corante deles é muito frágil.
Quando não é o resíduo, é a combinação do produto com o suor que suja a roupa. A maioria dos desodorantes antitranspirantes tem na fórmula substâncias constituídas de sais de alumínio. Por si só, elas não geram manchas significativas, mas, combinadas com o suor, é mancha quase que na maioria das vezes.
Nunca aplique o sabão diretamente na mancha. Ao reagir com ela, pode formar complexos insolúveis que dão aquele ar meio durinho, engomado, ao tecido. - Você também pode tentar as receitas tira-manchas da vovó, aplicando sobre o amarelado ou esbranquiçado do desodorante uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar a peça de molho por meia hora. Ou então usar água oxigenada. Esfregue suavemente uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a mancha e deixe agir por um ou dois minutos. Depois lave a roupa normalmente. No caso do limão, aplique um pouco do suco do limão na mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois lave a roupa normalmente.
TIPOS DE TECIDO
Remoção em Algodão, Linho, Seda e Lã: Coloque na mancha uma boa quantidade de álcool isopropílico e deixe descansar com uma espoja embebida em álcool sobre a mancha.
Remoção em Viscose: Dilua uma parte de álcool para duas partes de água e deixe as roupas de molho. Caso as manchas forem resistentes aplique uma solução de água morna, sabão e gotas de amônia (não faça isso em seda ou lã), deixe agir por alguns minutos e enxague em água limpa e aplique uma solução de vinagre branco e água morna. Depois é só lavar normalmente.
Remoção em Nylon e Poliéster: Aplique detergente liquido ou algum produto pré-lavagem diretamente na mancha e lave normalmente se não resolver enxague a roupa para tirar todo o detergente e lave com vinagre branco e enxague em água limpa.
Remoção em Camurça e Couro: Misture sabão neutro e água morna em um recipiente e agite bem até formar bastante espuma, pegue apenas a espuma e aplique na mancha com ajuda de uma esponja macia e limpe com um pano limpo.
Remoção em Vinil: Passe um pano umedecido em água morna e sabão, e seque com um pano limpo.
Importante: Nunca passe ferro em tecidos manchados, pois isso pode fazer com que a mancha fique permanente e danifique o tecido.
(DOL com informação dos sites Bolsa de Mulher e Receitas de Minuto)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar