plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
ELAS

Naftalina é altamente prejudicial à saúde

Usadas desde a época das bisavós, as bolas de naftalina ainda são bastate utilizadas como repelente de traças e demais insetos. Inclusive alguns dos desodorizantes utilizados em sanitários também têm naftalina em sua composição, e o contato com estas boli

twitter Google News

Usadas desde a época das bisavós, as bolas de naftalina ainda são bastate utilizadas como repelente de traças e demais insetos. Inclusive alguns dos desodorizantes utilizados em sanitários também têm naftalina em sua composição, e o contato com estas bolinhas brancas, aparentemente inofensivas, é muito perigoso à saúde.

Em sua estrutura química, a naftalina pertence ao grupo dos compostos aromáticos. Ela possui a propriedade de sublimação (passagem do estado sólido para o gasoso), e é justamente por isso que ela é eficiente no combate às traças, porém, infelizmente, o vapor exalado por ela é tóxico não apenas para micro-organismos, mas para todos que o inalam.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o produto não seja utilizado, uma vez que é um possível agente cancerígeno do trato respiratório para os humanos, estando associada ainda, a algumas formas de anemia em pessoas que habitam casas onde ainda se utiliza o produto químico.

SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS DE INTOXICAÇÃO:

-Irritação na pele, nos olhos, e no aparelho respiratório;

- Fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e nos rins;

- A exposição prolongada ao produto pode aumentar o risco de cataratas.

O perigo pode ser ainda maior, caso crianças confundam as bolinhas brancas de naftalina com balas comestíveis. A ingestão pode provocar vômitos, diarreia e convulsões.

Se ao contato com o produto, houver qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

(DOL com informações dos sites Ser Saúde, Brasil Escola e Viva Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias