plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Ela faz bem à saúde e até previne algumas doenças

Se preparada e consumida da forma correta, a pipoca pode trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo. Consumida nos momentos de lazer, como o cinema, nem sempre a pipoca é vista como um alimento saudável,

twitter Google News

Se preparada e consumida da forma correta, a pipoca pode trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo. Consumida nos momentos de lazer, como o cinema, nem sempre a pipoca é vista como um alimento saudável, principalmente por causa das grandes quantidades de gordura e sal adicionadas durante o preparo e é justamente aí que está o problema - nos acompanhamentos utilizados no preparo.

A margarina e a manteiga não são indicadas, pois saturam mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, HDL, além de aumentar a quantidade de calorias. Além disso, a quantidade de sal e temperos prontos também deve ser controlada, já que a concentração de sódio, em excesso, aumenta os riscos de hipertensão arterial e pode desencadear outras disfunções como retenção líquida e sobrecarga renal.

Pesquisas mostraram que essa comida possui muitas fibras, o que contribui para a saciedade e bom funcionamento do intestino, contém ácido fólico, bom para problemas cardiovasculares e tratar anemias, magnésio e as vitaminas B1 e B2. Além disso, ela é 100% integral e não é processada – ao contrário de muitos alimentos ditos integrais atualmente. Mas isso não significa que a pipoca pode substituir outros itens na dieta, pois, apesar de possuir vários nutrientes, ela não consegue suprir todos os outros existentes nos vegetais. Outro ponto que é preciso lembrar é o perigo do excesso de gordura e sal usado no preparo dessa comida, principalmente na de microondas.

BENEFÍCIOS

-O óleo, margarina ou manteiga podem aumentar muito a quantidade de calorias e consequências nocivas ao corpo, enquanto o sal e os temperos especiais podem fazer crescer os níveis de sódio, tirando as vantagens de consumir a pipoca.

-A pipoca possui uma grande concentração de polifenóis, antioxidantes que atuam contra o envelhecimento celular;

-A casca escura da pipoca também é rica em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino;

-Os antioxidantes existentes nela contribuem para diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer;

-Os nutricionistas alertam que a melhor maneira de consumir a pipoca é no micro-ondas, sem gordura; feita com água.l

-A pipoca pode ajudar na prevenção de doenças por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres - ela desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer;

-A pipoca eleva a concentração de antioxidante, que auxiliam na prevenção do diabetes, câncer, controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de esvaziamento gástrico. Por conter zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, previne ainda a catarata e degeneração macular; (visão)

-A pipoca doce faz mais mal que a salgada - a pipoca doce é mais calórica, pois tem o açúcar. Logo faz mais mal;

-A pipoca tradicional é melhor que a de micro-ondas, uma vez que as de micro-ondas possuem excesso de conservantes e sódio, além de serem extremamente calóricas;

(DOL com informações dos sites Exame, Ciclo Vivo, Pele Saudável e Jornal Gazeta)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias