Confira as principais diferenças entre as famosas barrinhas de cereal e também as de proteína e esteja sempre atenta ao rótulo.
BARRA DE CEREAL
- Rica em carboidrato ela proporciona saciedade imediata, mas logo depois, você voltará a sentir fome;
- Ideal para um lanchinho, pois alimenta pouco;
– Dependendo da marca, contém pouquíssima quantidade de gordura. Evite as que contêm chocolate em sua composição, pois algumas apresentam mais gorduras saturadas e até mesmo gordura trans. Quantidade máxima de gordura: 16g de gorduras totais
- Por serem ricas em carboidratos, são indicadas para o período antes do treino. Não devem ser consumidas após a atividade física, pois não apresentam quantidade significativa de proteína.
- São mais fáceis de serem encontradas em supermercados, lojas de produtos naturais e em lojas de conveniência.
- Apresentam em torno de 50 até 150 calorias e quem deseja emagrecer, deve consumir barrinhas de até 100 calorias.
- Pode ajudar a emagrecer. Na prática, serve para ser usada num lanchinho e ativar o metabolismo.
- A maioria não apresenta grande quantidade de fibras e algumas contêm muito sódio, por isso, fique atenta ao rótulo. Quantidade máxima ideal: 240mg, ou seja, 10% da quantidade recomendada diariamente.
COMPOSIÇÃO DA BARRA DE CEREAL - Em geral, aveia, açúcar mascavo, granola, banana, uvas-passas, flocos, mel, amendoim, nozes, castanhas, óleo de girassol, chocolate, morango. Varia de marca para marca.
Recomendação - Em geral, as mais integrais e as que não contêm chocolate, que pode estimular a fome. Para descobrir as mais integrais, basta ler a lista de ingredientes que está no rótulo. O primeiro ingrediente ali escrito é o que mais contém na barra.
BARRA DE PROTEÍNA
- Rica em proteína, por isso, proporciona saciedade prolongada.
- Ideal para o lanche maior da tarde, aquele entre 16h e 18h, que deve ser mais reforçado e que garante chegar na janta sem fome e sem atacar a geladeira.
- São ricas em gorduras, por isso, consuma 3-4 vezes por semana. O consumo diário pode causar uma grande ingestão de gordura saturada. Por isso, o ideal é comer na frequência indicada.
- Você pode ingerir após o treino, já que ela é rica em proteína. É também indicada antes da atividade física, pois também contém carboidrato.
- São mais difíceis de serem encontradas em supermercado, lojas de produtos naturais e lojas de conveniência. Você pode encontrá-las com maior facilidade em lojas de suplementos.
- Apresentam em torno de 120 até 400 calorias. Logo você pode/deve consumir 1/2 OU ¾ OU inteira, conforme sua dieta. Procure uma nutricionista para saber a quantidade recomendada para você.
Quantidade ideal: depende do momento que vai consumir e o objetivo da pessoa que vai ingerir. Em geral, para emagrecer, até 170 calorias.
- Pode ajudar a emagrecer e aumentar músculo. Ela proporciona saciedade e ativa o metabolismo, uma vez que a proteína é mais difícil de ser digerida. Para aumentar um músculo. é fundamental uma dieta mais hiperproteíca, ou seja, mais rica em proteína.
- A maioria não apresenta grande quantidade de fibras e algumas contêm muito sódio, por isso, leia o rótulo.
-Quantidade máxima ideal: 480mg, ou seja, 20% da quantidade recomendada diariamente.
COMPOSIÇÃO DA BARRA DE PROTEÍNA IDEAL - Em geral whey (proteína isolada e/ou hidrolisada e/ou concentrada do leite), soja torrada em grãos, xarope de glucose, cacau, leite, amêndoas, nozes, caramelo, frutose, canela, maltodextrina, sucralose.
Recomendação - Em geral, as que apresentam maior quantidade de proteína (mínimo 10g) e menor quantidade de gordura.
(DOL com informações dos sites Boa Forma e Corpo a Corpo)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar