O caldo de turu é um dos pratos prediletos dos ribeirinhos da Ilha de Marajó, no Pará. O turu é um molusco que vive dentro de troncos de árvores apodrecidas nas águas do mangue marajoara.
Semelhante a uma lombriga branca e leitosa, o turu tem textura gelatinosa e pegajosa e é consumido pelo catadores cru, com algumas gotas de limão e um pouco de sal. Quando chega à cozinha dos restaurantes e pousadas da região, já limpos, é consumido como sopa, como caldo.
Com gosto bem parecido com o da ostra e do mexilhão, o turu é rico em cálcio, ferro, potássio e magnésio e tem baixo teor de gordura. O DOL separou uma receita pra você. Tome nota!
CALDO DE TURU
1/2 kg de turu
3 colheres de azeite
2 cebolas picadinhas
3 pimentões picadinhos
3 tomates picadinhos
1 limão
sal a gosto
pimenta do reino
salsinha picada
MODO DE FAZER
O turu deve descansar em uma tigela por uma hora para soltar um líquido leitoso e de cor roxo claro que será essencial na hora do cozimento. Sobre o fogo, coloca-se uma panela e dentro dela, refoga-se em azeite um pouquinho de alho e cebola. Pode-se juntar ainda um pouco de pimentões coloridos e cubinhos de tomate.
Junta-se o turu e o liquido que soltou ao descansar na tigela. Cozinha-se por no máximo uns quatro minutos para que ele não fique borrachudo. O tempero do caldo é finalizado com sumo de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto e um pouquinho de salsinha picada por cima.
(DOL com informações do Almanaque Culinário e blog Iguarias Pelo Mundo)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar