Com a chegada do mês de junho e das festas juninas o clima fica mais festivo e colorido como as roupas, ambiente, decoração e claro, comidas típicas. Além do forró e dos fogos, uma das grandes estrelas dessa festa é o milho. Com o milho faz-se pamonha, canjica (ou curau), munguzá, bolo e outros quitutes.
Essas comidas poderão ser saborosas e saudáveis sem comprometer o peso, mas necessita moderação e boas escolhas, como é o caso do milho. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o milho é uma ótima fonte de energia e rico em carboidratos complexos, que são aqueles que possuem uma absorção mais lenta. No mundo existem centenas de variedades de milho e todas elas ricas em vitamina C.
Ele também pode ser considerado um alimento “multi funcional”. Em receitas doces ou salgadas, pode facilmente ser agregado ao menu diário. Ou simplesmente, acrescente grãos de milho na salada.
O milho é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e proporcionam a sensação de saciedade. E ele pode sim, fazer parte de sua dieta balanceada. Mas afinal, qual a melhor opção para a saúde: milho assado ou cozido?
Segundo o nutricionista Euler Ramos, as duas versões do alimento apresentam benefícios à saúde, de maneira praticamente idêntica. Ele alerta que carboidratos (como é o caso do milho), expostos a altas temperaturas, ocorre a alteração na formação química do alimento, o que faz aumentar o índice glicêmico do milho, porém, este aumento é bem superior no caso da batata doce.
A orientação segundo o especialista é o cuidado no modo de preparo: "A pessoa pode ingerir duas preparações (assado e cozido) desde que com pouco sal, e sem manteiga e margarina, para que não aumentem as calorias", afirmou.
Ele esclarece que por não conter glúten, o alimento é indicado inclusive a pacientes celíacos, por ser uma ótima fonte de carboidratos, além de auxiliar ainda na memória, por conter vitamina B1.
A nutricionista Alessandra Barroso reafira que de fato, não há diferença significativa entre os dois, mas alerta que existe certos cuidados que devem ser tomados: "como o milho deve ser assado na hora, não é indicado consumir o produto exposto por muito tempo, enquanto que no caso do milho cozido, é importante observar se o liquido da panela está fervendo e os mesmos estão sobre condições higiênicas adequadas, além de claro, moderação quanto ao consumo de produtos com o sal, manteiga e margarina", afirmou.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar