Entrou o ano endividado? Especialistas dão dicas de como eliminar costumes e hábitos que levam ao consumismo não planejado e descontrolado. As informações são do Notícias ao Minuto.

Veja algumas orientações:

Defina uma estratégia: Estar endividado nem sempre é um problema. O problema é quando não se consegue pagar esse compromisso, por isso, faça um diagnóstico financeira para depois fazer qualquer tipo de negociação.

Organize-se: Faça um apontamento das despesas diárias, separando por tipo de despesas, durante os próximos 30 dias. Depois corte os gastos e reduza os excessos.

Defina prioridades: No planejamento para pagar as dívidas, priorize as que têm os juros mais altos, que geralmente são as de cartão de crédito e cheque especial.

Família unida: Antes de pagar as dívidas, reúna a família e apresente o problema. Todos devem estar cientes da realidade financeira para que definam juntos alternativas para solucionar o problema.

Poupe: Além de pagar as dívidas, procure guardar uma parte do dinheiro, seja para fazer suas próximas compras à vista e obter descontos ou para usar em situações emergenciais.

(Com informações do Notícias ao Minuto)

MAIS ACESSADAS