O consumo de carne de frango é geralmente utilizado por pessoas que querem entrar naquela dieta, por se tratar de uma alternativa mais saudável, se comparada a alguns cortes de carne vermelha e de porco. Mas a pergunta que fica é: consumo de aves pé realmente saudável?
Segundo a Embrapa, em média, cada brasileiro consome 43 kg de carne de frango por ano, in natura e nas mais variadas formas de processamento (inteiro, em pedaços, salsichas, alimentos prontos etc). Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais do alimento, sendo o primeiro no quesito exportação. O país é responsável por 15% da produção mundial da carne de frango, englobando 32% da exportação mundial.
A pergunta feita no início da matéria, porém, é incerta em alguns estudos. Uma revisão de estudos, publicada em novembro de 2022 no periódico Advances in Nutrition, mostrou que o poucas pesquisas apoiam o alimento como saudável ou não saudável.
LEIA TAMBÉM:
+ Veja 4 receitas doces para você comer e aliviar o estresse
+ Saiba escolher a melhor carne para o churrasco
+ Abusou no Carnaval? Veja o suco que pode curar sua ressaca
Por outro lado, uma pesquisa publicada em 2015 no Food & Nutrition Research, teve uma conclusão diferente. Ao avaliar o papel da carne de aves em uma dieta balanceada visando a manutenção da saúde e do bem-estar, mostrou que a carne do frango in natura, sem processamento, é considerado, sim, mais saudável.
A pesquisa também mostrou que a carne de frango pode ajudar no controle corporal, com efeito, neutro ou positivo, para evitar doenças como câncer e problemas cardiovasculares.
"O consumo destas carnes no contexto de uma dieta equilibrada e juntamente com uma ingestão adequada de alimentos à base de proteínas, incluindo os vegetais, provavelmente contribui para a qualidade geral da dieta na população", conclui a pesquisa.
Outros estudos também mostram que o fato de ser saudável ou não, está relacionada com a quantidade de gordura presente no alimento. Quanto mais gordura, o risco de doenças é maior.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar