Começa hoje o maior e mais concorrido evento gastronômico do Pará: o Festival Gastronômico Estrela Azul – Passaporte Belém 2023, que chega à sua sétima edição tanto no modelo presencial como no delivery. Serão 45 dias de evento com 30 restaurantes participantes.
O festival começa hoje e encerra dia 12 de dezembro. Contará com a participação de 30 restaurantes dos mais variados segmentos que ofertarão cardápio exclusivo desenvolvido por seus conceituados chefs, elaborados especialmente para o festival. A partir deste domingo (29) o site festivalestrelaazul.dol.com.br estará disponível com os restaurantes participantes e o Instagram @estrelaazul trará informações exclusivas sobre o evento.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Estrela Azul: o maior evento gastronômico de Belém voltou!
- Troféu Estrela Azul 2023: veja quem são os vencedores
Os restaurantes foram selecionados a partir do projeto Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia e por meio de uma votação realizada no site do Diário Online (DOL), onde foram selecionados restaurantes premiados e finalistas do Troféu Estrela Azul. O menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa por apenas R$ 69,90.
Quer mais notícias de gastronomia? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, comemora a nova edição do festival, o que prova, segundo ele, o sucesso inequívoco da iniciativa. “Quando pensamos nesse projeto, em criar menus exclusivos com 3 pratos e a preços acessíveis, foi para proporcionar experiências gastronômicas e massificar a nossa rica culinária, para que uma grande parcela da população que ainda não tinha acesso a restaurantes de alto padrão, tivessem a possibilidade de degustar cardápios elaborados e pensados por alguns dos melhores e mais renomados chefs da cidade”, coloca.
Ele diz não ter dúvida que o festival será mais uma vez um sucesso. “Temos certeza que o festival será mais uma vez prestigiado pela população e, de quebra vamos dar uma ajuda fundamental ao setor da gastronomia, que é tão importante para nossa cidade, possibilitando a criação de um novo público para os estabelecimentos, tendo o apoio fundamental e parceiros comerciais como Claro, Doratta Fry, Sebrae e Tijuca, que acreditaram no projeto”, ressalta Lobato
A expectativa de Camilo Centeno, presidente em exercício do Grupo RBA, é que o festival repita o mesmo sucesso da edição anterior, quando movimentou o setor gastronômico da capital. “Além de um grande incentivo financeiro aos restaurantes que fazem o sucesso da culinária paraense, o festival faz com que mais pessoas conheçam esses locais maravilhosos que produzem o que há de melhor na nossa culinária”.
Para Centeno, o evento serve para fortalecer ainda mais os restaurantes que já estão estabelecidos no mercado e que servem comidas de excelente qualidade. “ É um segmento extremamente importante para a nossa economia. Sem dúvida o Festival Estrela Azul, seja no modo presencial, seja no delivery, já se tornou uma referência na culinária do Pará”.
COMO FUNCIONA E COMO PARTICIPAR?
- O festival iniciará dia 29/10 e encerra dia 12/12;
- Conta com a participação de 30 restaurantes que ofertarão um cardápio desenvolvido por seus conceituados chefs, exclusivamente para o festival;
- O menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa, a um preço bem em conta: apenas R$ 69,90;
- No Hotsite www.estrelaazul. dol.com.br ficarão disponíveis os 30 cardápios, endereços e contatos de todos estabelecimentos participantes;
- Durante o período do evento, o Grupo RBA deixará em aberto no hotsite um campo para avaliação do serviço do restaurante, para eleger os Melhores Restaurantes do Festival. Os cinco primeiros, melhores avaliados, serão indicados para gravação de PodCast para publicação no Dol e site do Diário do Pará, além de publicação nas redes sociais do Dol e Diário do Pará.
RESTAURANTES PARTICIPANTES
- Ver-o-Açaí
- Old Frank
- Vanilla
- Boteco do Bacú
- Restaurante da Alzira
- The Code Pub
- Veropinha
- Box da Lúcia
- The Premium Steaks
- The Pug Osteria
- Cheirin Bão
- Confraria Tucuruvi
- Mango
- Sr. Tomate
- Famiglia Sicília
- Peixe Crú
- Amazônia na Cuia
- Restô do Porto
- Tomaz Culinária
- Grand Cru
- De quintal
- Ver-a-Cerva
- Porco Voador
- Casa de Elna
- Sushi Boulevard
- Mein Steak Burguer
- Beiju Xica
- Corechas Café
- Marujo’s
- Café Santo
EXPECTATIVAS
Maurício Façanha participa do festival desde 2020, quando a pandemia de Covid estava no auge. Naquela ocasião o festival foi realizado no formato delivery. “Sempre digo que o festival foi um dos responsáveis por manter o nosso estabelecimento ativo naquele momento crítico. Esse evento é um divisor de águas para o setor gastronômico do nosso Estado, na medida em que cria uma enorme expectativa no público e nos ajuda a conquistar um novo público que não conhecia nossos estabelecimentos”, acredita.
O empresário participa do festival com a “Tap House” Ver-a-Cerva e o restaurante Ver-o-Açaí. O cardápio do primeiro terá como entrada “Macaxeira enrolada” (pedaços de macaxeira frita enrolada em bacon, servido com geleia de goiaba); prato principal “Camarão do Treme” (Camarão rosa no creme de Jambu, finalizado com batata palha e Palito do Trem) e como sobremesa “Surpresa Medicilândia (creme de chocolate 50% da Cacauway de Medicilândia, mixado com creme de chocolate branco e finalizado com castanha-do-pará triturada)
Já o restaurante Ver-o-Açaí servirá como entrada o “Te Arreda de Pirarucu” (2 bolinhos de massa de pupunha recheados com pirarucu seco, refogado, e servido com geleia de cupuaçu com pimenta); como prato principal o “Me Treme Logo” (posta de filhote na chapa com creme do Treme com camarão rosa, finalizado com jambu cozido); e como sobremesa o “Zé e Naza” (fatias de queijo do Marajó recheadas e cobertas com geleia de Bacuri e farofa de Castanha, com flocos de arroz).
O restaurante Amazônia na Cuia já foi indicado para o Troféu Estrela Azul quatro vezes na categoria regional, sendo que este ano é a primeira vez que participa do Festival, servindo como entrada croquete de pirarucu defumado com molho de taperebá; como prato principal pirarucu com farofa de banana da terra; e como sobremesa creme de cupuaçu com castanha-do-pará e biscoito.
“Estamos muito felizes em participar de um evento desse porte, que nos traz credibilidade e posicionamento de mercado, sem falar da importância de fomentar a cultura gastronômica em nosso Estado e possibilitar que novos clientes possam experimentar a culinária que fazemos. Nossa expectativa é que um grande público nos prestigie!”, espera.
Sergio Figueiredo, sócio e gestor Tomaz Culinária, ressalta que o Festival Estrela Azul é atualmente, “de grande importância para o mercado como um todo e especificamente para o cenário da gastronomia do Pará, na medida em que fomenta, divulga, impulsiona o mercado com credibilidade e respeito”.
O restaurante participa desde a primeira edição do festival e trará como cardápio Casquinha de Caranguejo (entrada), Arroz com Pato (prato principal) e Sorvete de Açaí (sobremesa).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar