Em pouco mais de um mês de duração, o Festival Estrela Azul edição 2023 já é considerado um grande sucesso entre os participantes. Reunindo mais de 30 restaurantes de Belém e Região Metropolitana, o festival movimentou o setor, atraindo, inclusive, novos clientes para os estabelecimentos. Além disso, os cardápios elaborados exclusivamente para o festival caíram no gosto do público e receberam muitos elogios de quem aproveitou a oportunidade para fazer esse tour gastronômico.
O estabelecimentos oferecem menus completos, compostos por entrada, prato principal e sobremesa por apenas R$ 69,90. O festival encerra nesta terça-feira (12). Dentre os participantes está o Restô do Porto, no bairro do Reduto, em Belém. O menu foi elaborado pela chef executiva, Esther Serruya Weyl, com técnicas internacionais e, claro, ingredientes regionais para harmonizar e dar um toque especial à composição dos pratos.
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Na entrada é servido um duo de croquetes, sendo uma croqueta de pato com chutney de manga e outra croqueta de cupim com aioli de cebola. Já o prato principal é um fetuccine com camarões ao molho de queijo do Marajó. Para fechar com chave de ouro, a sobremesa é um profiterole de cupuaçu com queijo do reino e chocolate.
Para a chef, os números comprovam o sucesso, já que o restaurante vendeu mais de mil menus do Estrela Azul até o último dia 8. Um resultado além do esperado para o estabelecimento, que participa pela primeira vez do festival. “Quando a gente pensa num prato para um festival como o Estrela Azul é muito importante pensar no custo-benefício para a casa e, ao mesmo tempo, que o cliente coma muito bem. A gente está super feliz com a participação. Esperamos participar nos próximos anos. É uma iniciativa super interessante porque sobe esse ticket médio e traz clientes novos para o restaurante, que conhecem e voltam”, declara.
A combinação de sabores foi muito elogiada pela engenheira florestal Raquel Costa, 31 anos, que é frequentadora assídua do festival. “Já participei de edições passadas (do festival) e, deste ano, este é o terceiro restaurante que eu venho pelo Estrela Azul. Até dia 12 consigo ir em mais um. Gosto de dar essa volta, conhecer os restaurantes que estão participando. Acho legal. Isso faz com que a gente conheça novos sabores, que normalmente a gente não pediria. É um preço acessível, que possibilita que mais pessoas participem. Então, é uma iniciativa muito válida”, elogia.
DOCERIA
Quem também comemora o sucesso de procura durante o festival é a doceria Amorosa, localizada no bairro de São Brás, que vendeu nada menos do que 700 combos montados especialmente para o Estrela Azul, até a última sexta-feira (6). O cardápio foi pensado para atender dois clientes, uma vez que é composto por dois sucos de laranja, dois sanduíches especiais gratinados e duas generosas fatias das famosas tortas da casa à escolha do cliente.
“Belém é reconhecida como a cidade criativa da gastronomia. E ter o Grupo RBA promovendo ainda mais essa diversidade da nossa região é muito importante, porque as pessoas buscam ir a novos lugares e até mesmo experimentar coisas novas nos lugares onde costumam ir. E essa é uma oportunidade para mostrar a nossa criatividade em fazer um menu gostoso e com preço acessível”, afirma Caio Barros, 30, proprietário da Amorosa.
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A contadora Assunda Martins, 61, experimentou o combo da doceria e elogiou a iniciativa do projeto do Jornal DIÁRIO DO PARÁ. “Já visitei outros estabelecimentos nesta edição. É muito bom para o fomento da economia e para nós consumidores, porque a gente acaba indo para os estabelecimentos e conhecendo novos. Os menus estão muito bons e em todas as edições a gente procura ir nos estabelecimentos. O menu da Amorosa está maravilhoso”, disse.
CRESCIMENTO
Criado em 2017, o festival Estrela Azul tem crescido e ganhado mais relevância a cada edição. Para o diretor Comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, além de fomentar o setor gastronômico, a iniciativa é também uma forma de mostrar essa prestação de serviço que é muito importante para a capital paraense. “É a nossa contribuição em valorizar, dar oportunidade quando a gente prepara o festival, convida os restaurantes, divulga a marca e o que elas fazem. O festival vem mudando a cada ano. O objetivo principal é se superar a cada edição. Estamos extremamente felizes em estar oportunizando a geração de negócios, valorizando a gastronomia, os seus elementos e os profissionais”, afirma o diretor.
FESTIVAL ESTRELA AZUL 2023
- Para mais informações sobre o festival e para conferir o menu dos restaurantes participantes, acesse o site: estrelaazul.dol.com.br
- Instagram: @festivalestrelaazul
- O festival segue até o dia 12 de dezembro. Cada estabelecimento preparou um menu exclusivo com entrada, prato principal e sobremesa, por R$ 69,90
- Patrocinadores: Claro, Sebrae, Doratta Fry e Tijuca.
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