A gastronomia paraense e amazônica é um tesouro cultural que reflete a diversidade e riqueza da região. Os pratos típicos combinam ingredientes nativos, tradições indígenas e influências coloniais, criando uma culinária única e autêntica. Essa gastronomia não só preserva a história e cultura local, mas também promove a economia, atraindo turistas e valorizando os produtores regionais, o que deve crescer mais ainda na COP 30, em Belém e região metropolitana, em 2025.
O restaurante Quitanda Bolonha, situado em Belém do Pará, é um grande exemplo de como a gastronomia regional pode ser celebrada e promovida. Com uma proposta que une tradição e inovação, o Quitanda Bolonha oferece uma experiência gastronômica que valoriza os sabores autênticos da Amazônia. Por isso, está concorrendo ao Estrela Azul deste ano na categoria "peixaria".
A Quitanda Bolonha destaca-se por seu compromisso em utilizar ingredientes locais, como açaí, cupuaçu, tucupi, jambu e peixes amazônicos, em suas receitas. Essa prática não só enriquece os pratos com sabores genuínos, mas também apoia os produtores e comunidades locais, promovendo a sustentabilidade e a economia regional.
Clique aqui e siga a Quitanda Bolonha no Instagram
Almoçar no Quitanda Bolonha vai além de uma refeição; é uma imersão cultural. O ambiente acolhedor e a decoração remetem à história e ao estilo de vida paraense, proporcionando aos clientes uma conexão mais profunda com a região. A equipe do restaurante, conhecedora da cultura local, está sempre pronta para compartilhar histórias e curiosidades sobre os pratos e ingredientes, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.
CONHEÇA TAMBÉM!
Outro restaurante que chama atenção é o Espaço Natureza, localizado no Rio Arapari, em Barcarena, cerca de 20 km de Belém via baía, com um trajeto de pouco mais de 1h de balsa. O restaurante, como o nome sugere, possui como marca um ambiente totalmente natural, com muitas árvores e plantas regionais no entorno, que mesmo nessa época de sol forte, ajudam a manter o ar ventilado.
Para refrescar mais ainda, o Espaço tem uma piscina flutuante, que mantém o nível da água do rio mesmo de maré seca e possibilita o banho de rio em qualquer hora do dia. “Quando nós pensamos no Espaço Natureza, a ideia era que fosse um lugar de lazer, em que as pessoas pudessem descansar, deitar em uma rede, tomar banho de rio, sair um pouco da rotina da cidade, e, claro, aproveitar o melhor da culinária popular paraense”, ressalta a gerente do Espaço, Alice Eveny.
Clique aqui e siga o Espaço Natureza no Instagram
No cardápio, o restaurante destaca os sabores da cozinha popular paraense, especialmente com o tempero regional. Assim, o peixe e o açaí são os destaques. No entanto, o Espaço possui uma variedade de pratos, como camarão, chapa mista, charque e caldos, como a de galinha caipira no tucupi, que é um dos mais pedidos.
Leia também:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar