
Uma das ferramentas para garantir a educação ambiental e proteger recursos naturais é justamente a promoção de ações que possam conscientizar as próximas gerações em ambientes escolares e domiciliares.
Assim, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) finalizou com sucesso a Operação Verão 2025 no Arquipélago do Marajó, consolidando um mês de atividades voltadas à sensibilização ambiental e fortalecimento de políticas públicas na região.
Leia também
- Programa de voluntariado do Parque do Utinga tem inscrições prorrogadas
- Veranistas ajudam a proteger tartarugas no Atalaia
O encerramento da programação ocorreu no município de Afuá, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, com ações direcionadas especialmente ao público infantil.
Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Durante todo o mês de julho, as equipes do Ideflor-Bio percorreram municípios estratégicos do arquipélago, incluindo Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Ponta de Pedras e Afuá. A programação diversificada contemplou:
- Mutirões de regularização ambiental;
- Ações educativas em feiras e praias;
- Gincanas ecológicas;
- Mobilizações comunitárias;
- Atividades de conscientização sobre conservação ambiental.
O objetivo principal das ações foi promover a responsabilidade coletiva na gestão dos recursos naturais, integrando poder público e comunidades locais em uma jornada de educação ambiental.
"Encerrar a Operação Verão no aniversário da cidade, levando educação ambiental a todas as idades, especialmente às crianças, é um presente para Afuá e um compromisso renovado com o futuro do Marajó", destacou o gerente da Região Administrativa do Marajó do Ideflor-Bio, Hugo Dias.
O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, enfatizou a importância da abordagem territorial adotada pela instituição.
"Nossa presença em diversos municípios do Marajó reforça o papel do Ideflor-Bio como articulador de políticas ambientais. Integramos ações de regularização fundiária com educação ambiental, sempre em parceria com as prefeituras e a sociedade civil", afirmou.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar