A vacinação contra a Covid-19 é uma das principais armas para se combater o novo coronavírus e frear o avanço. Passados os objetivos de conseguir imunizar jovens, adultos e idosos, a Ciência avança a passos largos com a liberação das doses para um novo público-alvo: as crianças.
Em algumas capitais ou cidades do interior do país e do mundo, os pequeninos começam a receber as primeiras doses, contribuindo para o próprio fortalecimento. No município de Parauapebas, sudeste paraense, não seria diferente.
Pais e responsáveis, fiquem atentos! A partir desta quarta-feira (19), a cidade dará início a vacinação de, aproximadamente, 28 mil crianças com idade entre 5 e 11 anos. Nesse primeiro momento, as prioridades serão o público com deficiência permanente ou comorbidades.
ONDE VACINAR?
Serão disponibilizados postinhos de saúde da VS-10, Cidade Nova, Nova Carajás e Minérios, no horário de 7h às 16h. É importante pontuar que somente na UBS da VS-10 haverá atendimento com dias e horários diferentes dos demais: de 7h às 21h (quarta-feira e sexta-feira) e de 16h às 21h (quinta-feira).
+ Paraense pendura fotos tomando vacina na porta de casa
As UBS da zona rural seguem a vacinação infantil de acordo com seus horários.
A Câmara Municipal de Parauapebas também irá disponibilizar seu espaço ao longo da semana para a vacinação do público infantil: de quarta (19) até sexta (21) no horário de 16h às 21h.
QUAIS DOCUMENTOS?
Para receber a vacina, será necessário apresentar a caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, certidão de nascimento ou RG da criança e laudo médico para comprovação da comorbidades. Os pais ou responsáveis devem estar junto com a criança e será imprescindível o documento de identificação.
CRITÉRIOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E COMORBIDADES:
Pessoas com Deficiência Permanente
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pessoas com deficiências permanentes não aparentes não podem ser distinguidas desse grupo prioritário e, desde que apresentem algum comprovante de condição como os descritos acima, estarão incluídas no grupo prioritário:
+ Onde se testar para covid-19 em Belém e Ananindeua? Saiba!
- Apresentar limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
- Possuir grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (que utiliza aparelho auditivo).
- Possuir grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (mesmo com o uso de lentes corretivas).
- Possuir alguma deficiência intelectual permanente (que limite as suas atividades habituais, como ir à escola, brincar etc).
Critérios de Comorbidades:
- Anemia falciforme
- Arritmias cardíacas
- Câncer
- Cardiopatia hipertensiva
- Cardiopatias congênitas
- Cirrose hepática
- Cor-pulmonante e hipertensão pulmonar
- Diabetes mellitus
- Doença cerebrovascular
- Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa;
- Doença renal crônica
- Hipertensão arterial
- HIV
- Imunossuprimidos
- Insuficiência cardíaca
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Obesidade mórbida
- Pneumopatias crônicas graves
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Síndrome coronarianas
- Síndrome de Down
- Talassemia
- Transtornos do Espectro Autista (TEA)
- Valvopatias
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar