A palavra de 2020 é.....‘lockdown’. A escolha foi feita pelo grupo que publica o dicionário Collins.
A palavra em inglês significa a medida mais restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo para limitar a disseminação do novo coronavírus.
"A língua reflete o mundo ao nosso redor e 2020 foi dominado pela pandemia global", disse Helen Newstead, consultora de conteúdo linguístico do Collins, em um comunicado.
"Escolhemos 'lockdown' como a palavra do ano porque resume uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas que tiveram que restringir seu cotidiano para deter o vírus", acrescentou.
O ‘lockdown’ foi adotado no Pará e outros lugares como uma medida mais rigorosa de restrição de circulação de pessoas e de fechamento de comércios e serviços.
Lockdown: veja o que muda e o que funciona durante esse período no Pará
O Collins registrou mais de 250 mil usos do termo em 2020, contra apenas 4 mil no ano passado.
No ano passado, o dicionário Collins escolheu não uma "palavra do ano", mas sim uma "expressão": "greve pelo clima".
A escolha se deu diante dos protestos pelo clima que se espalharam pelo mundo todo.
O termo, associado especialmente a um movimento global pelo clima liderado pela ativista sueca de 16 anos Greta Thunberg, descreve protestos nos quais adolescentes faltam às aulas, ou adultos se ausentam do trabalho, para pleitear uma ação mais rápida contra as ameaças climáticas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar