plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Novo coronavírus é achado em morcegos no Reino Unido

Apesar da semelhanças com o vírus causador da covid-19, a cepa só será capaz de infectar humanos se passar por mutações.

Imagem ilustrativa da notícia Novo coronavírus é achado em morcegos no Reino Unido camera Reprodução

Em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no mundo e ao mesmo tempo o avanço da vacinação contra a doença em todo canto do planeta, as autoridades ainda não conseguiram controlar as infecções causadas pela Covid-19. Agora, parece que já tem um outro inimigo surgindo para desafiar ainda mais a ciência.

Pesquisadores encontraram um novo coronavírus com origem em morcegos no Reino Unido. O estudo, realizado pela Universidade de East Anglia e pela Public Health England, foi publicado na revista científica Nature, aponta que, apesar da semelhança com o vírus causador da covid-19, não existem, até o momento, evidências de que possa ser transmitido aos humanos.

Nomeado de "RhGB01", é o primeiro coronavírus descoberto na Europa. De acordo com o estudo, ele já circula entre morcegos-martelos há anos, mas foi identificado recentemente, pois esse tipo de pesquisa nunca havia sido realizada na região.

A pesquisa foi realizada com 53 morcegos, capturados para a coleta de seus excrementos e soltos imediatamente após a realização desse processo. Segundo os pesquisadores, apesar de não apresentar riscos a humanos, o vírus pode sofrer mutações ao longo do tempo, podendo assim, infectar pessoas.

LEIA TAMBÉM!

Para os cientistas, a mutação pode ocorrer caso um ser humano com covid-19 entre em contato com um morcego que esteja infectado com o novo vírus ou seus excrementos. Por essa razão, é recomendado a utilização de equipamentos de proteção durante o contato com morcegos infectados.

Ainda segundo os especialistas, os morcegos-martelos não são comumente encontrados na América do Sul, sendo mais comuns em países da Ásia, Europa, África e Oceania.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias