plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TRANSFOBIA EM DEBATE

Professor se desculpa ao dizer que "só mulheres engravidam"

Artigo mostra que conceitos de masculino e feminino estão sendo fortemente debatidos em ambientes acadêmicos da área de Saúde, com registro de situações constrangedoras para professores com medo de retaliações.

Imagem ilustrativa da notícia Professor se desculpa ao dizer que "só mulheres engravidam" camera Reprodução

Um professor de um curso de Medicina da Universidade da Califórnia (UC), nos Estados Unidos gerou polêmica e resolveu pedir desculpas essa semana após fazer um comentário transfobico durante uma palestra on-line.

O educador disse aos seus alunos que “mulheres grávidas”, em vez de “pessoas grávidas”. O episódio foi compartilhado pela jornalista Katie Herzog em um artigo publicado no site Substack de Bari Weiss.

O professor usou o termo “mulheres grávidas” durante a sua palestra, mas logo voltou atrás e se desculpou: "Não quero que pense que estou de alguma forma tentando insinuar algo, e, se você puder me perdoar generosamente, [eu] ficaria muito grato. Mais uma vez, sinto muito por isso. Certamente não era minha intenção ofender ninguém. A pior coisa que posso fazer como ser humano é ser ofensivo. Eu disse “quando uma mulher está grávida”, o que implica que só as mulheres podem engravidar, e peço desculpas sinceramente a todos vocês", – disse o professor.

LEIA TAMBÉM!

Em seu artigo intitulado "As escolas médicas agora negam sexo biológico", a jornalista expõe a intimidação que os professores têm sofrido nas universidades, pois reconhecer o sexo puramente biológico pode ser considerado “transfóbico”.

Uma estudante de Medicina, que contribuiu para o artigo, contou sobre uma plataforma online na qual os alunos podem criticar as palestras em tempo real, sobretudo acerca dos termos de gênero. Uma professora chegou a chorar devido à censura dos alunos por ela usar os termos “masculino” e “feminino”.

Ainda de acordo com a estudante, um outro professor foi alvo de uma petição porque chamou um homem transexual de “homem se transformando em mulher”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias