O Taleban declarou vitória na luta contra o governo afegão. O presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão e sua administração perdeu, em termos efetivos, o controle do país. As forças do Taleban chegaram à capital Cabul após terem tomado controle de 31 das 34 capitais das províncias do país até domingo.
A mídia local afirma que o Taleban tomou o palácio presidencial e os escritórios governamentais no centro de Cabul. O líder número dois do Taleban, Mullah Abdul Ghani Baradar, divulgou um vídeo no qual declara vitória sobre o governo.
Após 20 anos, Taleban toma a capital Cabul e volta ao poder no Afeganistão
Vídeo mostra pessoas caindo de avião americano em Cabul
Não há relatos de combates relevantes em Cabul. Mas a rede japonesa NHK apurou que a cidade se encontra em um estado anárquico, quase sem forças de segurança ou agentes policiais na capital. Em tentativa de deixar o país, muitas pessoas se dirigem ao aeroporto internacional. Missões diplomáticas dos Estados Unidos e de outros países ocidentais fazem arranjos para repatriar seus representantes.
A cineasta afegã Sahraa Karimi, cujo filme “Hava, Maryam Ayesha” foi exibido no Festival de Veneza, em 2019, escreveu uma carta aberta sobre a situação de seus país, publicada no Twitter.
“Tudo o que trabalhei tanto para construir como cineasta no meu país corre o risco de cair. Se os Talibãs assumirem o controle, eles vão banir toda a arte. Eu e outros cineastas podemos ser os próximos na sua lista de alvos ”, disse Karimi, que também é chefe da agência estatal Afghan Film, num outro vídeo publicado nas redes sociais.
To All the #Film_Communities in The World and Who Loves Film and Cinema!
— Sahraa Karimi/ صحرا كريمي (@sahraakarimi) August 13, 2021
I write to you with a broken heart and a deep hope that you can join me in protecting my beautiful people, especially filmmakers from the Taliban. #Share it please, don't be #silent. pic.twitter.com/4FjW6deKUi
Khaled Hosseini, autor do livro “The Kite Runner” (“O caçador de pipas”), também se manifestou pelo Twitter.
“A decisão americana [de abandonar o território] está tomada. E o pesadelo que os afegãos temiam está a acontecer diante dos nossos olhos. Não podemos abandonar um povo que há quarenta anos procura a paz. As mulheres afegãs não devem definhar novamente atrás de portas trancadas e cortinas encerradas”, disse.
Some say the Taliban have changed. This is Herat, yesterday. These images might as well have been taken in 1997. https://t.co/vxB7YuakbY
— Khaled Hosseini (@khaledhosseini) August 15, 2021
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar