plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEDO

“Vão banir toda a arte”, diz cineasta afegã sobre Taleban

Pelo Twitter, o escritor Khaled Hosseini, autor de “O caçador de pipas”, também se manifestou: “O povo afegão não merece isso”

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia “Vão banir toda a arte”, diz cineasta afegã sobre Taleban camera O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, fugiu do país enquanto militantes do Taleban tomavam Cabul neste domingo (15) | Reprodução - YouTube

O Taleban declarou vitória na luta contra o governo afegão. O presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão e sua administração perdeu, em termos efetivos, o controle do país. As forças do Taleban chegaram à capital Cabul após terem tomado controle de 31 das 34 capitais das províncias do país até domingo.

A mídia local afirma que o Taleban tomou o palácio presidencial e os escritórios governamentais no centro de Cabul. O líder número dois do Taleban, Mullah Abdul Ghani Baradar, divulgou um vídeo no qual declara vitória sobre o governo.

Após 20 anos, Taleban toma a capital Cabul e volta ao poder no Afeganistão

Vídeo mostra pessoas caindo de avião americano em Cabul

Não há relatos de combates relevantes em Cabul. Mas a rede japonesa NHK apurou que a cidade se encontra em um estado anárquico, quase sem forças de segurança ou agentes policiais na capital. Em tentativa de deixar o país, muitas pessoas se dirigem ao aeroporto internacional. Missões diplomáticas dos Estados Unidos e de outros países ocidentais fazem arranjos para repatriar seus representantes.

A cineasta afegã Sahraa Karimi, cujo filme “Hava, Maryam Ayesha” foi exibido no Festival de Veneza, em 2019, escreveu uma carta aberta sobre a situação de seus país, publicada no Twitter.

“Tudo o que trabalhei tanto para construir como cineasta no meu país corre o risco de cair. Se os Talibãs assumirem o controle, eles vão banir toda a arte. Eu e outros cineastas podemos ser os próximos na sua lista de alvos ”, disse Karimi, que também é chefe da agência estatal Afghan Film, num outro vídeo publicado nas redes sociais.

Khaled Hosseini, autor do livro “The Kite Runner” (“O caçador de pipas”), também se manifestou pelo Twitter.

“A decisão americana [de abandonar o território] está tomada. E o pesadelo que os afegãos temiam está a acontecer diante dos nossos olhos. Não podemos abandonar um povo que há quarenta anos procura a paz. As mulheres afegãs não devem definhar novamente atrás de portas trancadas e cortinas encerradas”, disse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias