plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DENÚNCIA

Cientista-chefe dos EUA é  acusado de mentir sobre Covid-19

O cientista Anthony Fauci está sendo acusado de bancar laboratório em Wuhan, cidade chinesa em que surgiu o SARS-COV-2

Imagem ilustrativa da notícia Cientista-chefe dos EUA é  acusado de mentir sobre Covid-19 camera Anthony Fauci, um dos principais conselheiros na área de Saúde do governo de Joe Biden | Reprodução

Um tuíte do jornalista e escritor Guilherme Fiúza(@GFiuza_Oficial) recebeu quase 20 mil curtidas e seis mil compartilhamentos até o final da noite deste domingo(12). Nele, Fiúza coloca um atalho para reportagem em vídeo da SkyNews da Austrália, sobre o cientista Anthony Fauci, um dos principais conselheiros na área de Saúde do governo de Joe Biden, presidente americano.

No texto, o jornalista afirma que senadores dos Estados Unidos acusaram Fauci de bancar "a manipulação do coronavírus no laboratório de Wuhan, cidade chinesa onde surgiu a pandemia".

O senador Tom Cotton, eleito pelo Partido Republicano no estado de Arkansas, realmente acusou Anthony Fauci de ter mentido ao Congresso, ao "reter informações" e "rejeitar explicações convincentes sobre a origem da Covid-19".

O senador defende a demissão do cientista. Além de consultor do presidente dos EUA, Anthony Fauci é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas(NIAID). Outros dois senadores fazem as mesmas denúncias e defendem as mesmas medidas: Marsha Blackburn(Tenesee) e Rand Paul(Kentucky), os dois também republicanos.

A reação dos parlamentares se deve à divulgação de documentos que apresentam indícios de que o instituto dirigido por Fauci, NIAID, teria dado "sinal verde" para "propostas de financiamento não publicadas" de pesquisas com camundongos humanizados (que receberam genes humanos).

Leia também!

As pesquisas foram desenvolvidas em laboratórios de Wuhan, onde o vírus foi inicialmente identificado. Fauci vinha negando que sua agência tivesse financiado pesquisas desse tipo em Wuhan.

A pesquisa feita com camundongos que receberam genes humanos é um dos principais argumentos das pessoas que defendem que o coronavírus possa ter se originado em laboratório. Nos EUA, as hashtags #faucilied(Fauci mentiu) e #arrestfauci(prendam Fauci) foram muito usadas nos últimos dias.

Em sua defesa, Anthony Fauci afirmou que os ataques a ele são ataques à ciência. E que "todas as coisas sobre as quais falei consistentemente desde o início foram fundamentalmente baseadas na ciência".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias