plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Peru registra 3º caso da variante 'Delta Plus' da Covid-19

A cepa apresenta uma nova mutação na proteína que o vírus utiliza para entrar nas células humanas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Peru registra 3º caso da variante 'Delta Plus' da Covid-19 camera Reprodução

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, o SARS-CoV-2 como é conhecido tecnicamente, passou por uma série de variações no genoma, que guarda as informações genéticas do vírus. Segundo os especialistas, as mutações fazem parte de um processo natural do comportamento viral e acontecem de forma aleatória, sendo difícil prever quando e de que forma o microrganismo poderá evoluir ou levar ao surgimento de uma nova variante.

Em meio a tudo isso, uma nova cepa vem chamando a atenção dos cientistas em todo canto do mundo: a "Delta Plus", e essa nova variante pode colocar em risco a eficácia das vacinas contra o vírus.

O Ministério da Saúde do Peru confirmou neste sábado (25) os três primeiros casos registrados no país da variante "Delta Plus" do novo coronavírus, que contém uma nova mutação na proteína que o vírus utiliza para entrar nas células humanas. O Ministro da Saúde do país, Hernando Cevallos confirmou a informação em declarações à imprensa durante uma visita a um dos centros de vacinação na capital peruana.

"Não só a variante Delta aumentou, como também surgiu a variante Delta Plus, que gera uma fuga imunológica, que é uma diminuição da eficácia da vacina. Isso não significa que as vacinas aplicadas não funcionem para a variante Delta Plus", explicou Cevallos.

Veja também!

Os três casos estão ligados entre si e foram localizados no distrito de Ate-Vitarte, no leste de Lima. O primeiro caso foi detectado em 3 de setembro, em um profissional da saúde, e os outros dois em 11 de setembro, em um parente e em um vizinho, segundo o vice-ministro da Saúde Pública, Gustavo Rosell.

Nenhum dos três pacientes desenvolveu sintomas graves, pois o primeiro foi vacinado e os outros dois são jovens. A fim de evitarem a propagação dessa variante, as autoridades sanitárias elaboraram um cerco epidemiológico e vacinaram todas as pessoas que vivem nas proximidades desses três casos.

Contudo, Rosell advertiu que, como já foi encontrada a Delta Plus na comunidade, é muito provável que a variante esteja circulando desenfreadamente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias