Aos 73 anos, Abel Braga deixou a aposentadoria e voltou ao comando do Internacional neste domingo, em Porto Alegre, em um momento crítico da temporada. O clube ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro e precisa vencer os dois últimos jogos para se manter na Série A. A pressão pelo resultado, somada à necessidade de recuperar o ânimo do elenco, marcou o início da gestão do treinador.
A apresentação oficial, no entanto, ganhou destaque não apenas pelo retorno do técnico, mas por uma frase polêmica durante a coletiva. Abel comentou sobre o ambiente no vestiário e, ao falar sobre camisas rosas, usou uma expressão considerada homofóbica. “Eu falei: ‘Eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de veado’”, disse o treinador.
Abel Braga em sua apresentação no Inter:
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) November 30, 2025
"Eu fiz uma brincadeira, no fundo ele (D'Ale) deu esporro em todo mundo. Eu falei 'pô, eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de viado'".
📽️InternacionalTV /@brunoabichequer pic.twitter.com/s6xPqzhPfz
Conteúdo Relacionado
- Após Libertadores, Flamengo pode conquistar Série A nessa semana
- Fortaleza bate Atlético-MG e mantém arrancada na busca para fugir do Z4
- Corinthians e Botafogo só empatam em resultado ruim para ambos
Questionado sobre o comentário, Abel afirmou que se tratava de uma tentativa de descontração para aliviar a tensão do grupo. Mais tarde, reforçou seu pedido de desculpas nas redes sociais: “Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”, postou.
Veja a postagem:

Dois jogos para salvar a temporada
O contrato de Abel Braga é válido apenas para os dois confrontos restantes do Brasileirão. Ele assumiu sem remuneração, reforçando que seu foco é recuperar o “anímico” dos jogadores e fortalecer a concentração do time.
Diante disso, o primeiro treino ocorreu neste domingo, e o Inter terá apenas dois dias de preparação antes do duelo contra o São Paulo, marcado para a próxima quarta-feira, 3 de dezembro, seguido da partida contra o Bragantino na última rodada da competição, no próximo domingo, dia 7 de dezembro.
Quer saber mais de esporte? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Mesmo cercado de polêmica, Abel busca trazer experiência e liderança para um grupo pressionado e motivado pela permanência na elite do futebol brasileiro, sabendo que cada decisão nos próximos dias será decisiva para o futuro do clube.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar