plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Substância achada pode impedir replicação do vírus da dengue

Composto já está passando por estudo clínico para avaliar eficácia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Substância achada pode impedir replicação do vírus da dengue camera Composto funciona contra os quatro sorotipos do vírus | Freepik

Em 2021, já foram notificados 103.595 casos de dengue ao Ministério da Saúde. A doença atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo. E mesmo assim, a dengue segue, até hoje, sem um medicamento que evite a infecção ou diminua a replicação do vírus.

Sabe-se, porém, que quatro sorotipos do vírus podem causar a doença e, por conta desse número, se tem a dificuldade para desenvolver um medicamento que seja realmente eficaz contra a dengue, já que a fórmula precisa funcionar contra todas as formas do agente infeccioso.

Mas é possível que isso mude.

Pesquisadores da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, parecem ter encontrado uma substância capaz de bloquear a replicação do vírus. O estudo foi publicado na revista Nature na última semana.

O time do professor Johan Neyts, que estuda a dengue desde 2009, testou milhares de pequenas moléculas com potencial usando um processo automatizado até criar 2 mil compostos promissores.

Eles observaram como o vírus da dengue se reproduz dentro das células, o que pode ajudar no desenvolvimento de outras drogas para tratar a doença.

Testes em humanos

O composto encontrado já está passando por um estudo clínico com humanos, mas os resultados só serão apresentados em novembro. Um dos problemas que foi encontrado, é sobre o funcionamento da droga. Ela teria mais efeito nos primeiros estágios da doença, mas, em geral, a pessoa infectada só procura atendimento no terceiro ou quarto dia de sintomas.

Os cientistas não querem fazer previsões sobre quando o remédio estará disponível para a população. Porém, eles alertam que, devido à necessidade de aplicação em um momento específico, seria importante conscientizar a população e os médicos sobre os sintomas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias