plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Mergulhador encontra espada de 900 anos no mar de Israel

A arma foi encontrada a poucos quilômetros da fortaleza de Atlite, o que levou os pesquisadores a concluírem que a espada pertenceu a um guerreiro cruzado.

Imagem ilustrativa da notícia Mergulhador encontra espada de 900 anos no mar de Israel camera Kobi Sharvit mostrou que a lâmina de um metro de comprimento está incrustada com vários organismos marinhos ao longo dos séculos em que esteve submersa. | Reprodução / Autoridade de Antiguidades de Israel

Era apenas mais um dia comum para o israelense Shlomi Katzin, que saiu de casa no último sábado (16) para mergulhar na costa de Carmel, em Israel. Além dos peixes e outras belezas marinhas, o mergulhador encontrou também artefatos milenares escondidos no fundo do mar. Entre os objetos, uma espada de mais de um metro de comprimento, que parece ter pertencido a algum guerreiro.

Katzin o resgatou a relíquia e o levou até a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), entidade governamental responsável por escavar, conservar e promover a investigação de artefatos encontrados no país. A espada está coberta por organismos marinhos, o que impediu uma análise mais minuciosa. Por enquanto, os especialistas só disseram que ela é provavelmente feita de ferro e que deve pesar cerca de dois quilos sem a crosta.

A arma foi encontrada a poucos quilômetros da fortaleza de Atlite, o que levou os pesquisadores a concluírem que a espada pertenceu a um guerreiro cruzado, podendo ter mais de 900 anos. De acordo com os especialistas, na época das Cruzadas, exércitos cristãos partiram da Europa Ocidental em direção à chamada Terra Santa, no Oriente Médio, a fim de conquistar e dominar o espaço. Os oponentes muçulmanos, por sua vez, construíram fortes ao longo da costa como forma de defesa. Além da proximidade com o local histórico, o tamanho e o formato da espada também são característicos da época.

VEJA TAMBÉM!

Katzin também avistou no local âncoras de pedra e metal e fragmentos de cerâmica. O espaço passou a ser considerado um sítio arqueológico em junho deste ano, quando começou a ser monitorado por arqueólogos do IAA. Os cientistas acreditam que a areia foi positivo para manter a espada relativamente bem conservada. Agora, ela está guardada no Departamento de Nacional da IAA, onde deve ser limpa e estudada por pesquisadores antes de ser exibida ao público.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias