Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
PESQUISA

Alzheimer: cientistas descobrem causas do avanço da doença

O estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra

quarta-feira, 03/11/2021, 14:25 - Atualizado em 03/11/2021, 14:25 - Autor: Com informações do Galileu


Imagem ilustrativa da notícia: Alzheimer: cientistas descobrem causas do avanço da doença
| Reprodução/Freepik

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Os pacientes acabam tendo a memória, linguagem, cálculo e o comportamento  comprometidos de forma lentamente progressiva, o que acaba levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades diárias.

Um estudo feito por uma equipe internacional de pesquisadores, liderada por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, observou como ocorre a progressão da doença no cérebro.

Crianças expostas a telas podem sofrer de danos irreparáveis

A pesquisa publicada na revista Science Advances, na última sexta-feira (29), mostra que a rapidez com que o Alzheimer mata as células também afeta a velocidade do avanço da doença. O “extermínio” dessas estruturas é ocasionado por meio da produção de placas das proteínas tau e beta-amiloide, que se acumulam causando também perda de memória, alterações de personalidade e dificuldade em funções diárias.

Diante disso, os cientistas perceberam que o avanço da doença depende da reaplicação dos agrupamentos proteicos em regiões individuais do cérebro. Os estudiosos concluíram que a progressão não ocorre de uma área para outra "em cadeia", como era cogitado anteriormente. 

Vídeo: quarteto invade e rouba loja no Ver-o-Peso

"Os neurônios são surpreendentemente bons em impedir a formação de acúmulos, mas precisamos encontrar maneiras de torná-los ainda melhores se quisermos desenvolver um tratamento eficaz", reforça David Klenerman, coautor da pesquisa, em comunicado.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS