plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Alzheimer: cientistas descobrem causas do avanço da doença

O estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra

Imagem ilustrativa da notícia Alzheimer: cientistas descobrem causas do avanço da doença camera Reprodução/Freepik

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Os pacientes acabam tendo a memória, linguagem, cálculo e o comportamento comprometidos de forma lentamente progressiva, o que acaba levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades diárias.

Um estudo feito por uma equipe internacional de pesquisadores, liderada por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, observou como ocorre a progressão da doença no cérebro.

Crianças expostas a telas podem sofrer de danos irreparáveis

A pesquisa publicada na revista Science Advances, na última sexta-feira (29), mostra que a rapidez com que o Alzheimer mata as células também afeta a velocidade do avanço da doença. O “extermínio” dessas estruturas é ocasionado por meio da produção de placas das proteínas tau e beta-amiloide, que se acumulam causando também perda de memória, alterações de personalidade e dificuldade em funções diárias.

Diante disso, os cientistas perceberam que o avanço da doença depende da reaplicação dos agrupamentos proteicos em regiões individuais do cérebro. Os estudiosos concluíram que a progressão não ocorre de uma área para outra "em cadeia", como era cogitado anteriormente.

Vídeo: quarteto invade e rouba loja no Ver-o-Peso

"Os neurônios são surpreendentemente bons em impedir a formação de acúmulos, mas precisamos encontrar maneiras de torná-los ainda melhores se quisermos desenvolver um tratamento eficaz", reforça David Klenerman, coautor da pesquisa, em comunicado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias