plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ASSUSTADOR

‘Caldeirão de bruxa’ é encontrado em floresta no Canadá

Embora o cogumelo, de aparência assustadora, não seja tóxico, ele é considerado não comestível.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia ‘Caldeirão de bruxa’ é encontrado em floresta no Canadá camera "caldeirão de bruxa" | Museu de New Brunswick.

Um raro cogumelo de aparência muito estranha teve seu segundo registro documentado em New Brunswick, Canadá. O cogumelo, que se parece muito com um "caldeirão de bruxas", é redondo, com um buraco na parte superior, preenchido com uma espécie de gel colorido, e só foi encontrado uma outra vez na província.

Alfredo Justo, um micólogo e especialista em cogumelos, do Museu New Brunswick, disse que este é um registro muito importante. “É sempre emocionante encontrar uma espécie que não é comum”, disse Justo. “Especialmente neste caso, uma espécie como esta, eles têm uma aparência muito particular”.

Segundo o especialista, o cogumelo é normalmente encontrado no norte da Europa, mas mesmo lá ele foi incluído nas listas de conservação. “Há algumas preocupações de que as populações destes cogumelos estejam diminuindo há alguns anos”, disse Justo. “Em geral, sabemos tão pouco sobre a distribuição da espécie e qualquer nova descoberta nos permite aprender um pouco mais”.

"caldeirão de bruxa"
📷 "caldeirão de bruxa" |Museu de New Brunswick.

Alfredo contou ainda que foi alertado sobre o "caldeirão de bruxa" pelo New Brunswick Nature Trust, que tinha ouvido falar dele por meio dos donos de uma propriedade onde foi encontrado. Os membros da família disseram que tinham visto o cogumelo na mata em anos anteriores, mas só decidiram verificar o fenômeno este ano.

Veja também!

Justo foi até a propriedade e conseguiu coletar algumas amostras para a coleção do museu. “O caldeirão de bruxas é comumente encontrado com florestas de abeto (árvores coníferas) e é comumente encontrado perto de rios e riachos”, disse Justo. “Neste caso particular, não havia rio ou riacho nas proximidades, mas havia muito abeto na área”.

"caldeirão de bruxa"
📷 "caldeirão de bruxa" |Museu de New Brunswick.

O micólogo disse que nunca havia visto um "caldeirão de bruxas" na natureza antes, mas pode haver mais na província. A postagem do museu no Facebook sobre o cogumelo já gerou comentários sobre outros possíveis locais. Embora o cogumelo não seja tóxico, ele é considerado não comestível.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias