Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
PANDEMIA

Ômicron chegou à Europa antes da África do Sul, confirma OMS

A informação foi confirmada por meio de testes

quarta-feira, 01/12/2021, 18:41 - Atualizado em 01/12/2021, 18:41 - Autor: Redação


Imagem ilustrativa da notícia: Ômicron chegou à Europa antes da África do Sul, confirma OMS
| Reprodução/Freepik

A nova variante do coronavírus se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. No Brasil, três casos da nova cepa, a Ômicron, já foram confirmados pelas autoridades sanitárias. Porém, testes mostram que a variante já estava circulando pela Europa antes mesmo de a África do Sul informar a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Na última terça-feira (30), autoridades de saúde da Holanda afirmaram que a variante já estava presente no país antes de a OMS declarar a Ômicron como um motivo de preocupação. 

Brasileiros infectados com nova cepa não estavam vacinados

Dois casos foram testados nos dias 19 e 23 de novembro, no país Europeu, antes de a África do SUL informar sobre a nova variante à OMS. Apesar da informação, as autoridades ainda não sabem dizer se essas pessoas estiveram no sul da África. 

Mesmo sendo considerada uma boa forma de tentar conter a proliferação da variante, a OMS disse que restingir viagens não devem evitar a disseminação da Ômicron. A preocupação também é com a economia dos países mais atingidos pela doença. 

Ômicron: terceiro caso do Brasil é confirmado em São Paulo 

Até então, a União Européia confirmou pelo menos 42 casos de Ômicron em 10 países do bloco. Além disso, a agência de saúde ressaltou que os quadros de Covid são considerados leves. 

A União Europeia também fez um pedido para que todos os países do bloco acelerem as campanhas de vacinação. A testagem também deve ser intensificada nos países, assim como o sequenciamento genético do coronavírus.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS