Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
LUTO

Morre aos 93 anos, 1ª mulher indicada ao Oscar

Sua indicação ao Oscar veio com "Pasqualino Sete Belezas", de 1977, que retrata as experiências de um soldado italiano durante a Segunda Guerra Mundial.

quinta-feira, 09/12/2021, 15:04 - Atualizado em 09/12/2021, 15:04 - Autor: FOLHAPRESS


Em 2019, ela foi homenageada com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.
Em 2019, ela foi homenageada com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra. | Reprodução/Instagram

Morreu nesta quinta-feira (9/12) a diretora italiana Lina Wertmüller, a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, aos 93 anos. Um dos nomes mais importantes do cinema, a artista morreu em casa, cercada da família, conforme noticiaram veículos de imprensa italianos.

Diretora de clássicos dos anos 1970 que misturavam comédia e teor político como "Amor e Anarquia", "Por um Destino Insólito" e "Mimi, o Metalúrgico", Lina Wertmüller começou a estudar teatro aos 17 anos e migrou para o cinema ao ser contratada por Federico Fellini como assistente de direção e atriz nos filmes "A Doce Vida" e "8 1/2".

Em 1963, Wertmüller estreou na realização de um longa com "I Basilischi", vencedor do Festival de Locarno na categoria de melhor direção. Este seria o primeiro sinal da aclamação crítica que ela receberia na década seguinte.

Sua indicação ao Oscar veio com "Pasqualino Sete Belezas", de 1977, que retrata as experiências de um soldado italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Embora ela tenha perdido para John G. Avildsen, que venceu com "Rocky", esta primeira indicação a uma mulher como melhor diretora é considerada o início de uma mudança rumo à correção das desigualdades de gêneros na premiação.

Nascida em Roma em 1928, seu último filme lançado foi "A Casa dos Gerânios", de 2004, que aborda o drama de um velho casal a enfrentar uma crise no casamento. Em 2019, ela foi homenageada com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS