O foguete espacial Kuaizhou-1A da empresa comercial Expace, da China, falhou e não conseguiu entrar em órbita depois do lançamento, que aconteceu às 10h da última quarta-feira (15), pelo horário local (23h de terça-feira ainda, pelo horário de Brasília).
A bordo do veículo havia dois satélites do Geespace, que deveriam testar a assistência de navegação autônoma mas foram perdidos com a queda. O foguete decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, base que pertence à Administração Espacial Nacional Chinesa.
A agência de notícias estatal Xinhua confirmou o fracasso. “O foguete voou de maneira anormal, e a missão de lançamento falhou. As razões específicas estão sendo analisadas e investigadas”.
Veja também:
- Planeta com ano de 8 dias é descoberto fora do sistema solar
- Vídeo: meteoro explode durante reportagem ao vivo nos EUA
- Sonda espacial da Nasa coleta partículas na coroa do sol
No ano passado, a Expace apresentou falhas em julho (durante o primeiro e, até agora, único lançamento do foguete Kuaizhou-11) e em setembro (na primeira tentativa de lançamento do Kuaizhou-1A). Depois desses episódios, o foguete Kuaizhou-1A teve uma sequência de três lançamentos bem-sucedidos em três meses: setembro, outubro e novembro de 2021.
Esse episódio recente representa a terceira falha em 51 lançamentos da China feitos em 2021. No início deste ano, o país bateu seu recorde nacional de 39 lançamentos em um ano, que foi alcançado em 2018 e 2020.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar