plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAIBA COMO

Compostos de cannabis podem tratar e prevenir a Covid-19

De acordo com cientistas, a descoberta pode ser usada para o desenvolvimento de medicamentos destinados ao tratamento e prevenção da Covid-19.

Imagem ilustrativa da notícia Compostos de cannabis podem tratar e prevenir a Covid-19 camera Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon e da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, os dois compostos não são psicoativos. | Divulgação/Freepik

Os debates sobre o uso da cannabis para fins medicinais tem ganhado espaço nos últimos anos, principalmente pelo interesse nas regulações propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela discussão do tema no Congresso Nacional. O Brasil caminha a passos lentos para a legalização dos do uso para fins medicinais. Países como Canadá, Uruguai, Espanha, Holanda e alguns estados americanos, já permitiram o uso não só para fins medicinais, mas também para o uso recreativo.

Com base em estudos científicos de duas universidades dos Estados Unidos, foi descoberto que os compostos encontrados no cânhamo, uma planta da espécie Cannabis semelhante à maconha, podem auxiliar no tratamento e prevenção da Covid-19. A pesquisa teve os resultados publicados na última segunda-feira (10), na revista científica Journal of Natural Products.

Leia também:

Covid-19: mais letal, variante Gama desaparece do Brasil

Covid-19: Entenda como funcionará a vacinação de crianças

De acordo com os pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon e da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, os dois compostos não são psicoativos como o tetrahidrocanabinol (THC) e têm um bom perfil de segurança para serem usados em seres humanos.

Os testes com os dois ácidos canabinoides, o canabigerólico (CBGA) e o canabidiólico (CBDA), mostraram que as substâncias se ligaram à proteína spike do coronavírus e bloquearam a entrada do vírus nas células humanas, impedindo a infecção.

“Estes ácidos canabinóides são abundantes no cânhamo e em muitos extratos da planta”, afirmou Richard van Breemen, principal autor do estudo.

“Oralmente biodisponíveis e com um longo histórico de uso humano seguro, esses canabinoides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infecção por Sars-CoV-2”, escreveram os cientistas no artigo com os achados da pesquisa.

Ainda segundo eles, a descoberta pode ser usada para o desenvolvimento de medicamentos destinados ao tratamento e prevenção da Covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias