plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LUZ

Nossa Senhora das Candeias: por que acender velas na janela?

2 de fevereiro é o dia de Nossa Senhora das Candeias. A tradição é de se acender uma vela na janela de casa, no início da noite.

Imagem ilustrativa da notícia Nossa Senhora das Candeias: por que acender velas na janela? camera Nossa Senhora das Candeias | (Foto: Reprodução)

Esta quarta-feira, 2 de fevereiro, é uma data bastante simbólica para os católicos. É o dia dedicado à Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Candelária ou da Purificação, como também é chamada. A tradição sugere que se acenda uma vela na janela de casa no início da noite, uma simbologia que reflete a importância da Luz na casa e na vida dos cristãos. As velas, inclusive, são abençoadas durante as missas realizadas em todas as paróquias. Mas, por quê fazer isso? Qual o significado das velas nesta ocasião?

No dia de Nossa Senhora das Candeias, católicos costumam acender velas na janela de casa.
📷 No dia de Nossa Senhora das Candeias, católicos costumam acender velas na janela de casa. |(Foto: Reprodução)

As respostas para estas perguntas, antes de se tratar de uma questão de fé, vem de estudos bíblicos e escrituras datadas dos primeiros séculos depois de Cristo. Segundo a história, no tempo mosaico após o parto as mulheres ficavam consideradas impuras e precisavam se apresentar a um templo após o período de 40 dias de resguardo para que fossem purificadas. Elas precisavam apresentar também o filho recém-nascido.

Assim, Maria teria feito. Foi ao templo se apresentar e levou Jesus. Com isso, nasceu as festas de Apresentação de Jesus no Templo e também a Festa da Purificação de Nossa Senhora. Conta a História, que a origem da devoção de Nossa Senhora das Candeias começou nas Ilhas Canárias e foi oficializada pela Igreja Católica no século V.

Basílica Santuário de Nazaré troca de comando

O significado da vela

Para os católicos, acender uma velha é como reconhecer Jesus Cristo como a “Luz do Mundo”, permitindo, de certa forma, que Deus entre na vida e se torne presente naquele lugar, nas pessoas. O padre José Gabriel, da área missionária São José Esposo de Maria, em Outeiro, explicou que acender a vela significa que permitir ser guiado pela Luz de Cristo e, hoje, dia de Nossa Senhora da Candeia, fazer isso tem uma representatividade especial.

Nossa Senhora das Candeias
📷 Nossa Senhora das Candeias |(Foto: Reprodução)

“Ao acender a vela para Nossa Senhora das Candeias, estamos ao mesmo tempo pedindo que a Luz de Cristo brilhe sobre nós e dissipe as trevas dos pecados”, destaca o padre. “É um sinal de proteção e dissipação das trevas do mal com a Luz de Cristo”, pontua.

Número de ataques a cultos religiosos sobe no RJ

Segundo o religioso, as velas devem ser acendidas em meio a uma oração dedicada a Virgem Maria (pode ser uma Ave Maria). Pode-se também agradecer por graças e, sobretudo, pedir para que Nossa Senhora proteja cada devoto dos perigos e males que irão surgir na vida de cada um.

“Durante a missa das 18h30, iremos fazer a benção das velas. Depois cada vela deverá ser acesa na janela das casas. Será o momento de uma grande corrente de oração”, enfatiza o Padre Gabriel.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias