O artista russo Psof foi a uma loja de móveis e decoração e se colocou "à venda". Ele se pôs uma etiqueta em que constavam informações como seu preço (1.599 rublos, o que equivale a aproximadamente cem reais), além de seu peso e altura. Ao lado, ele escreveu: "Psof. Sexo Masculino. Branco. 78 × 173. Espécime de exposição". No Instagram, o artista acrescentou que não era um item trocável.
A performance foi realizada em uma unidade da rede Ikea, uma empresa sueca onde se vendem itens domésticos básicos ."Eu tinha curiosidade de ver o que aconteceria se a Ikea fosse usada de outras maneiras. Por exemplo, não como loja, mas como museu. Ou uma pessoa não como cliente, mas como parte desse mundo de exposição do mobiliário", disse o artista ao portal Russia Beyond.
Embora Psof tenha documentado o acontecimento, poucas pessoas que passavam pelo espaço no momento perceberam a obra de arte. "As pessoas na Ikea têm coisas muito sérias a fazer, como comprar este armário ou uma cama ou um sofá e seguir com suas vidas. Mas há alguns artistas por aí, eles nem ligaram para mim", ele afirmou.
Posteriormente, comentários surgiram nas redes sociais, mas sobretudo em tom de piada, a exemplo dos usuários que escreveram: "Tem em mais cores? Ou apenas branco?", "Chinês?" e "O produto vem montado?".
Esta não foi a primeira vez em que Psof usou o espaço da rede de lojas para realizar performances. Em um vídeo, ele anda pela loja com um distintivo do video game "The Sims" sobre a cabeça. Em outro, aparece com um chapéu do lado de fora com uma placa na qual se inscreve: "Deixando a Ikea sem comprar nada. Descontos para casados!"
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar