plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONFLITO INTERNACIONAL

Rússia afirma ter interceptado submarino americano

O governo afirmou que deu um aviso para que o submarino deixasse o território, mas que foi ignorado.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Rússia afirma ter interceptado submarino americano camera Governo russo afirma ter emitido um aviso que foi ignorado pela embarcação. | Ministério da Defesa da Rússia

Diante das recentes tensões na Ucrânia, envolvendo Rússia e Estados Unidos, são grandes as dúvidas sobre um possível conflito internacional e guerra mundial, principalmente após uma possível violação das águas russas.

No entanto, Oksana Antonenko, diretora da equipe de Risco Político Global da consultoria Control Risk do Reino Unido, que aconselha empresas e governos sobre tendências políticas e gerenciamento de crises na Europa, parece não se abalar com os conflitos.

Segundo Antonenko, apesar das autoridades ocidentais falarem "que há risco de uma invasão iminente", ela não enxerga "nenhum sinal disso".

EUA afirmam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora

Guerra pode fazer gasolina chegar a R$ 10 no Brasil

Neste sábado (12), o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o governo russo afirmou ter capturado um submarino nuclear americano perto da ilha Urup, arquipélago das Curilas.

De acordo com o órgão, o aviso de para deixar as águas territoriais do país foi ignorado pela embarcação. “Às 10h40 [horário de Moscou, ou 02h40, no horário de Brasília], foi detectado um submarino de classe Virginia da Marinha dos EUA na área das manobras programadas da Frota do Pacífico, nas águas territoriais da Federação da Rússia, perto da ilha de Urup, no arquipélago das Curilas”, comunicou o governo russo.

O comunicado, que dizia: “Vocês estão em águas territoriais da Rússia. Emerjam imediatamente!”, foi transmitido à tripulação no idioma inglês e russo.

Segundo informações do governo, o submarino americano usou um simulador autopropulsado para duplicar o alvo nos radares, antes de abandonar as águas territoriais russas a uma grande velocidade.

De acordo com informações publicadas no Metrópoles, governo russo definiu que a invasão da Ucrânia ocorrerá na próxima quarta-feira (16). A informação teria sido da Casa Branca.

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladmir Putin, devem conversar por telefone ainda neste sábado (12), para tentar evitar possível confronto entre russos e ucranianos. Assim como o governo da Rússia também deve conversar com o presidente da França, Emmanuel Macron.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias