plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
FUTURO

Celulares serão substituídos por tatuagens eletrônicas

Bill Gates aposta no desenvolvimento de um novo tipo de dispositivo tão ou mais poderoso que os smartphones

Imagem ilustrativa da notícia Celulares serão substituídos por tatuagens eletrônicas camera A nova tecnologia é baseada em um sistema de tatuagens eletrônicas que serão aplicadas na pele. | Reprodução

Há apenas algumas décadas, ninguém acreditaria que as televisões ficariam obsoletas ou que os automóveis começariam a abandonar combustíveis para dar lugar lentamente a veículos elétricos. Da mesma forma, hoje parece impossível pensar que os smartphones estão condenados à extinção. Mas quem aposta nisso é ninguém menos que o bilionário da tecnologia Bill Gates.

Segundo o fundador da Microsoft, a tecnologia destinada a substituir os smartphones de hoje é baseada em um sistema de tatuagens eletrônicas que serão aplicadas na pele. Desenhadas com uma tinta temporária, elas reúnem chips de avançada nanotecnologia, para cumprir todas as funções que qualquer celular desempenha. Esses dispositivos seriam capazes de fazer pagamentos por aproximação, mandar mensagens e até mesmo efetuar e receber ligações.

Essa semana, Gates cito uma companhia chamada Chaotic Moon, que está desenvolvendo protótipos que empregam biotecnologia para a coleta de dados médicos e análises corporais em tempo real. Embora esses dispositivos estejam em fase de testes, eles já são capazes de monitorar o ritmo cardíaco, a pressão arterial, o oxigênio no sangue e vários outros sinais vitais.

Veja também:

Bill Gates quer escurecer o sol para reduzir aquecimento global

8 coisas que você não sabia sobre Bill Gates

As tatuagens são compostas por um circuito impresso, que se aplica sobre a epiderme, munido de sensores e rastreadores, que se alimentam de uma tinta especial, capaz de conduzir eletricidade. Os humanos que incorporarem esses dispositivos serão praticamente ciborgues com microprocessadores diretamente conectados ao organismo para diagnósticos precisos e em tempo real.

Eric Schneider, executivo criativo de tecnologia da Chaotic Moon, acredita que elas substituirão os exames médicos de rotina, pois enviariam dados diretamente para o especialista de sua confiança. "Se houver algo fora do comum, os médicos podem ligar para você”, afirmou.

Saída mais sobre as tatuagem eletrônicas que substituirão os celulares no futuro:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias